Senado aprova indicação de Sérgio Kukina ao STJ



O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (18), com 58 votos a favor e cinco contrários, a indicação de Sérgio Luiz Kukina para ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele ocupará vaga destinada ao Ministério Público, em decorrência da aposentadoria do ministro Hamilton Carvalhido, em maio.

Procurador de Justiça no Paraná, Sérgio Kukina foi sabatinado e aprovado por unanimidade pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no último dia 29 de novembro.

De acordo com o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), relator da indicação (MSF 100/2012) na CCJ, o nome de Kukina é uma indicação presidencial “que nos conforta”, por se tratar de uma figura com os preceitos exigidos para o cargo. Alvaro registrou que o Judiciário reconquistou a confiança popular com o julgamento do mensalão e o nome de Kukina é um reforço extraordinário na postura de respeito à sociedade brasileira.

- É uma honra poder votar em um nome de reputação imbatível - disse o senador.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) destacou a “consciência e a tranqüilidade” de Kukina, a quem considerou qualificado e preparado para o STJ. O senador José Agripino (DEM-RN) definiu o novo ministro como sensato e equilibrado e de grande sabedoria jurídica. Para o líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), Kukina vai representar muito bem o Paraná e o Ministério Público no STJ.



18/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova por unanimidade indicação do procurador Kukina ao STJ

Indicado ao STJ, procurador Sérgio Kukina será sabatinado na quarta

Senado aprova indicação de embaixador

Senado aprova indicação de autoridades

Senado aprova indicação de embaixadores

Senado aprova indicação de embaixadores