Senado aprova indicações para o Cade



O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (16) a indicação, pela Presidência da República, de Fernando de Magalhães Furlan para a presidência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e de Alessandro Octaviani Luis para conselheiro do órgão. O Cade é uma autarquia vinculada ao Ministério da Justiça e tem como atribuições fiscalizar e prevenir abusos de poder econômico.

Furlan recebeu 59 votos a favor e 5 contra e Octaviani teve 55 votos favoráveis e quatro contrários. As indicações haviam sido aprovadas unanimemente pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na manhã desta quarta.

Durante a votação no Plenário, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) registrou a felicidade dos catarinenses por verem um conterrâneo, dono de uma carreira tão brilhante, "contribuir com o país, ainda mais na defesa do consumidor diante das empresas".

Fernando Furlan tem 42 anos. É graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado e doutorado em Ciência Política pela Sorbonne, em Paris. É conselheiro do Cade desde janeiro de 2008 e ocupa a presidência interina da instituição desde novembro de 2009. Deverá permanecer na presidência do Cade até 2012.

Alessandro Octaviani, 35 anos, é formado em Direito, com mestrado em Ciência Política e doutorado em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo.



16/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova indicações de Lula para o TST e o Cade

Senado aprova indicações para o Cade, a ANP e a Antaq

Senado aprova indicações presidenciais para o Cade, o TST e embaixadas

Senado aprova indicações para Abin, Cade e Embaixada no Peru

Senado aprova quatro indicações de diretores para agências reguladoras, uma de diretora da CVM e duas de conselheiros para o Cade

CAE aprova indicações para o Cade