Senado aprova lei que antecipa incineração de drogas



O Plenário do Senado aprovou, no final da tarde de quarta-feira (12), o Projeto de Lei 115/2013, que agiliza a destruição de drogas apreendidas. A proposta, de autoria do deputado Lincoln Portela (PR/MG), foi construída a partir de um amplo debate entre a Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL/MJ) e os parlamentares, aproveitando as diversas propostas existentes sobre o tema. O Projeto segue agora para sanção da presidente Dilma Rouseff.

A medida altera a Lei 11.343/2006, que trata do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad). Atualmente, a norma estabelece a destruição das drogas apreendidas apenas após o encerramento do processo judicial.

O PLC 115/2013 determina a incineração destes entorpecentes dentro de 30 dias de sua apreensão. São preservadas apenas amostras para servir à instrução criminal, as quais serão posteriormente destruídas.

Com isso, o projeto reduz o risco do armazenamento de entorpecentes em locais inapropriados, vulneráveis a ações criminosas. Nesse sentido, também havia sido proposto o Projeto de Lei número 2.902/2011, do Poder Executivo, que integra o Plano de Enfrentamento ao Crack e outras drogas - Crack é Possível Vencer.

Fonte:
Ministério da Justiça



13/03/2014 11:41


Artigos Relacionados


Prazo para destruição de drogas apreendidas poderá diminuir

Senado aprova prazo menor para destruição de drogas apreendidas

PF faz maior incineração de drogas da história do DF

Ministério oferta mais de 4 mil vagas em comunidades terapêuticas

Kátia Abreu propõe que drogas apreendidas sejam incineradas em 24 horas

Curso de prevenção às drogas segue com inscrições abertas