SENADO APROVA MAIS CARGOS NO MINISTÉRIO PÚBLICO



O Senado aprovou, nessa quarta-feira (dia 13), projeto de lei criando 340 novos cargos de procurador da República, a serem providos por concurso público. A proposta, de iniciativa do próprio Ministério Público, visa a estabelecer simetria entre o número de procuradores e o de juízes federais, para assegurar o andamento harmonioso dessas atividades institucionais.
Em seu parecer favorável, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) argumenta que a maior alteração qualitativa trazida pela Constituição de 1988 foi em relação ao Ministério Público que recebeu uma importante elevação de status. A competência do MP foi ampliada e garantida em nível constitucional, espantando, de vez, questões que se colocavam sobre o tema, para impedir a redução das atribuições do MP mediante legislação infraconstitucional, explica.
A Constituição, observa Alcântara, fixa as condições para que o Ministério Público exerça as suas funções com independência funcional. "Não se trata de mera autonomia administrativa e financeira, mas de uma real autonomia política. A instituição tem, hoje, um status similar ao de um Poder da União e dos estados e, para garantir que essa missão seja cumprida, é preciso assegurar um quantitativo mínimo de pessoal", disse.
Como o projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados, agora segue para a sanção presidencial.

13/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova criação de novos cargos no Ministério Público do Trabalho

Ministério Público da União terá mais de 6 mil cargos novos

Senado aprova criação de 789 cargos de defensor público federal

Senado aprova criação de cargos no âmbito do Ministério da Educação

SENADO APROVA MUDANÇA NA LEI DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Plenário aprova punição mais severa a juízes e integrantes do Ministério Público