Senado aprova Márcio Fortes para presidente da Autoridade Pública Olímpica



O Senado aprovou nesta terça-feira a indicação da presidente Dilma Rousseff do ex-ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, para o cargo de presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO) - órgão que vai coordenar a organização dos Jogos Olímpicos de 2016.Foram 41 votos favoráveis e sete contrários, num total de 48 votos.

Márcio Fortes, que exercerá mandato por quatro anos, explicou mais cedo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) que a APO é uma autarquia pública, criada em regime especial pela Lei 12.396/11 - e institui um consórcio entre a União, o estado e o município do Rio de Janeiro. A finalidade é garantir a realização dos Jogos Olímpicos em 2016, o que, segundo ele, "vai colocar o Brasil no cenário internacional".

As primeiras ações da APO, declarou Márcio Fortes aos senadores da CAE, serão a definição e a homologação da carteira de projetos olímpicos, bem como das responsabilidades em relação às atividades. O relator da matéria na CAE foi o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

Durante a votação no Plenário, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) ressaltou que a realização da Olimpíada é de grande importância, mas que não está restrita ao Rio de Janeiro, uma vez que o "conjunto de impactos" do evento não se limitará ao estado e ao município do Rio de Janeiro.

Inácio Arruda destacou a capacidade do ex-ministro que, à frente da pasta das Cidades, discutiu com os parlamentares a implantação do Estatuto das Cidades e a regularização fundiária urbana. Essa última, afirmou, foi implementada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- A presidente Dilma faz uma escolha que coloca os Jogos [Olímpicos] no patamar dos que querem dar garantias aos objetivos que assumimos com o COI [Comitê Olímpico Internacional] - declarou.

Também o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) elogiou a escolha de Dilma Rousseff. O senador avalia que Márcio Fortes está comprometido com o desenvolvimento das cidades, e, em sua atuação na APO, não privilegiará interesses internacionais.



05/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova Marcio Fortes para o cargo de Autoridade Pública Olímpica

Comissão do Senado aprova indicação de Márcio Fortes para presidir Autoridade Pública Olímpica

CAE aprova indicação de Márcio Fortes para Autoridade Olímpica

Meirelles aprova indicação de Márcio Fortes para presidência da Autoridade Olímpica

Márcio Fortes, ex-ministro das Cidades, é indicado para presidir Autoridade Olímpica

Presidenta convida Fortes para presidir Autoridade Pública Olímpica em 2016