CAE aprova indicação de Márcio Fortes para Autoridade Olímpica
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (5), a indicação de Márcio Fortes de Almeida para exercer o cargo de presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO) - órgão que vai coordenar a organização dos Jogos Olímpicos de 2016. Agora, a decisão da CAE precisa ser ratificada pelo Plenário, o que poderá acontecer ainda nesta terça.
Márcio Fortes, que exercerá mandato por quatro anos, explicou que a APO é uma autarquia pública - criada em regime especial pela Lei 12.396/11 - e institui um consórcio entre a União, o estado e o município do Rio de Janeiro. A finalidade, disse, é garantir a realização dos Jogos Olímpicos em 2016, evento que, segundo ele, "vai colocar o Brasil no cenário internacional".
As primeiras ações da APO, disse Márcio Fortes, serão a definição e a homologação da carteira de projetos olímpicos, bem como das responsabilidades em relação às atividades.
Em resposta ao senador Demóstenes Torres (DEM-GO), Márcio Fortes explicou que a definição do pacote de projetos e das responsabilidades vai facilitar a execução das tarefas dentro do prazo. Trata-se de modelo diferente do usado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), explicou, pois neste novos projetos são incluídos a cada momento.
Na avaliação do relator da indicação na CAE, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), Márcio Fortes, como ex-ministro das Cidades, já conhece toda a carteira de obras.
A realização dos Jogos Olímpicos no Brasil, garantiu Márcio Fortes, vai deixar um legado de maior inclusão social, beneficiar a juventude e fortalecer as áreas de educação e esporte, bem como a revitalização urbana e do meio ambiente.
05/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Meirelles aprova indicação de Márcio Fortes para presidência da Autoridade Olímpica
Comissão do Senado aprova indicação de Márcio Fortes para presidir Autoridade Pública Olímpica
Senado aprova Marcio Fortes para o cargo de Autoridade Pública Olímpica
Senado aprova Márcio Fortes para presidente da Autoridade Pública Olímpica
Márcio Fortes, ex-ministro das Cidades, é indicado para presidir Autoridade Olímpica
CAE aprova indicação de general para presidir Autoridade Olímpica