Senado aprova permissão para exportadores deixarem dólares no exterior



O Senado aprovou nesta terça-feira (28) o parecer elaborado pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) para a medida provisória (MP 315/06) que acaba com a obrigatoriedade dos exportadores trazerem para o Brasil a totalidade dos pagamentos em moeda estrangeira recebidos no exterior.

Aprovada na íntegra, sem emendas, a MP permite que sejam mantidos em instituição financeira no exterior até 30% dos recursos provenientes de recebimentos de exportações brasileiras de mercadorias e de serviços realizadas por pessoas físicas ou jurídicas.

De acordo com a MP, o Conselho Monetário Nacional (CMN) é o responsável pela regulamentação da forma e das condições para a aplicação do benefício, ficando vedado o tratamento diferenciado por setor ou atividade econômica. O CMN também poderá estabelecer formas simplificadas de contratação de operações simultâneas de compra e venda de moeda estrangeira, relacionadas a recursos provenientes de exportações e transitando obrigatoriamente por conta bancária no Brasil.

Ainda de acordo com a MP, a pessoa física ou jurídica residente ou domiciliada no Brasil que mantiver no exterior recursos em moeda estrangeira relativos ao recebimento de exportação, está obrigada a declarar à Secretaria da Receita Federal a utilização dos recursos e manter escrituração contábil nos termos da legislação comercial. Os infratores das novas normas ficarão sujeitos a multas, que variam de R$ 1 mil a R$ 250 mil ou percentuais gradativos incidentes sobre o valor dos recursos mantidos no exterior.

28/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova permissão para exploração de serviços de radiodifusão

SENADO APROVA OUTORGA DE PERMISSÃO PARA EMISSORAS DE RADIODIFUSÃO

Senado aprova permissão para Embrapa atuar internacionalmente

Senado aprova medida provisória que cria fundo para exportadores

Senado aprova permissão para médicos militares atuarem na rede pública de saúde

SENADO APROVA RENOVAÇÃO DE CONCESSÃO E PERMISSÃO DE RÁDIOS EM MG, PR E SP