SENADO APROVA PESAR PELA MORTE DE ÍTALO ZAPPA
O plenário do Senado aprovou hoje (dia 6) a inscrição, nos Anais da Casa, de voto de profundo pesar pelo falecimento do diplomata Ítalo Zappa, assim como o envio de condolências à família, ao Itamaraty e à prefeitura de Barra do Piraí (RJ).
Ao justificar o requerimento aprovado, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) disse que a homenagem representaria um resgate de parte importante da história da diplomacia brasileira recente. Ítalo Zappa teve papel crucial no reatamento das relações entre Brasil e Cuba, no reconhecimento precoce dos governos das ex-colônias portuguesas de Angola e Moçambique, no reatamento das relações diplomáticas com a China e na abertura da representação brasileira em Hanói, no Vietnam, disse.
O presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhães, associou-se à manifestação de pesar dizendo que Zappa "foi uma das figuras mais destacadas da diplomacia brasileira e com ele tive o prazer e a honra de ter amizade". O senador lembrou que, ao tempo em que foi ministro das Comunicações, esteve em Cuba para inaugurar o primeiro conduto telefônico daquele país com o Brasil, como parte da política de aproximação promovida pelo diplomata, sob orientação do ex-ministro das Relações Exteriores Azeredo da Silveira.
Antonio Carlos Magalhães também registrou que Ítalo Zappa foi responsável pela política externa de aproximação com os países africanos e que "deixa descendentes que honram seu nome".
06/11/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova voto de pesar pela morte de Ítalo Batan
Senado aprova pesar pela morte de maestro
SENADO APROVA PESAR PELA MORTE DE DIDIER
Senado aprova pesar pela morte de Lucy Montoro
Senado aprova voto de pesar pela morte de sindicalista do RJ
SENADO APROVA VOTO DE PESAR PELA MORTE DE PREFEITO