Senado aprova planejamento estratégico para promover racionalização e transparência



VEJA MAIS

Para se tornar uma referência em gestão pública e aproximar ainda mais o Senado da sociedade, a Comissão Diretora da Casa aprovou nesta quarta-feira (17) o Planejamento Estratégico do Senado Federal.

Composto pelo Mapa Estratégico Institucional para o período de 2013 a 2023 e o Plano de Metas da Administração para o período de 2013 a 2016, o planejamento tem como objetivo conferir continuidade administrativa ao Senado e servir como “um norte” para a instituição nos próximos anos.

Elaborado pela Diretoria Geral, o plano estratégico do Senado inclui metas de curto, médio e longo prazo da administração da Casa. As medidas se inserem no processo de racionalização administrativa e transparência das atividades do Senado. Algumas já foram adotadas desde o início do mandato de Renan Calheiros na Presidência da Casa, como a extinção de órgãos e funções e a redução dos contratos com empresas terceirizadas.

A elaboração das metas e do plano estratégico contou com a participação de todos os setores da Casa e, segundo a diretora-geral, Doris Peixoto, ajudarão o Senado a “fazer mais com menos.”

- O que muda é que a partir de agora a instituição inteira age em função de objetivos pré-determinados. Estabelecemos nosso mapa definindo aonde o Senado quer chegar e que direção nos devemos tomar enquanto instituição.

Medidas

Entre as medidas de curto prazo a serem adotadas estão previstas a ampliação do serviço de atendimento ao usuário de informações do processo legislativo e o desenvolvimento de um portal do Congresso Nacional.

Segundo Doris Peixoto, o objetivo principal é tornar o legislativo mais forte, por meio da transparência, da economicidade, da modernização dos processos legislativos e da racionalização da estrutura administrativa.

- Pretendemos com isso fazer com que o nosso gerente, as pessoas que tomam decisões, entendam que estamos sempre pensando em um objetivo comum, onde os custos são importantes, onde prioridades estão traçadas. E dessa forma, com certeza, vamos ter uma administração com muito mais cadência do ponto de vista de evolução.

Economia

Desde 31 de janeiro, a Mesa Diretora do Senado vem tomando medidas para reduzir os gastos da Casa e, ao mesmo tempo, dar mais eficiência à gestão. Nos últimos dois meses, foram anunciados cortes de gastos que devem gerar uma economia de R$ 296 milhões nos dois próximos anos.



17/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo | Sarney ressalta importância de planejamento estratégico para a Comunicação Social do Senado

Comissão Diretora debate planejamento estratégico do Senado

SP lança planejamento estratégico de longo prazo para o Estado

Simpósio irá discutir planejamento estratégico para as próximas décadas

Planejamento estratégico de segurança para a Copa foi divulgado nesta 5ª feira

Divulgado Planejamento Estratégico de Segurança para Copa do Mundo 2014