Simpósio irá discutir planejamento estratégico para as próximas décadas
Como forma de ajudar a encontrar caminhos concretos para a viabilidade do crescimento econômico brasileiro e estabelecer um planejamento estratégico para as próximas décadas, a Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) realiza, nos dias 26 e 27 de novembro, um simpósio que irá discutir quatro temas considerados vitais para o país: energia elétrica, saneamento básico, transportes e telecomunicações.
O primeiro simpósio sobre o tema a ser realizado pela CI, denominado Desafios para um País Emergente: Infra-Estrutura e Logística no Brasil, irá reunir, em seis painéis, autoridades do setor público e representantes da iniciativa privada. O evento será realizado no auditório Petrônio Portela.
Para o presidente da CI, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), a infra-estrutura é condição básica para qualquer país crescer e prosperar de forma sustentável, a começar pela garantia de oferta de energia elétrica para as indústrias e cidades, além da construção de redes de transmissão. Da mesma forma, observou, também é fundamental garantir condições para o escoamento da produção, principalmente no caso brasileiro em que há predominância do modal rodoviário em detrimento do ferroviário e do hidroviário, observou o senador.
Marconi Perillo afirmou ainda que o simpósio discutirá sugestões para que todos os municípios tenham acesso às redes de telefonia fixa e móvel, além da expansão do transporte aéreo por meio da criação de aeroportos capazes de formar uma rede necessária à interiorização das linhas aéreas.
Programação
O simpósio será aberto no dia 26, às 9h30, pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves. Logo em seguida à abertura, será realizado o painel de debates sobre Saneamento Básico, Licenciamento Ambiental, Hidrovia. Foram convidados para tratar desse tema a ministra da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff; o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Fernando Fialho; e o presidente da Vale Mineradora, Roger Agneli.
Os outros cinco painéis da programação abordarão os seguintes temas: Transporte e Logística; Energia e Fontes Renováveis; Investimentos Público-Privados; Marcos Regulatórios e Infra-estrutura Aeroviária; e Telecomunicações e Desenvolvimento Tecnológico. Para o simpósio, foram convidados também os ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo; dos Transportes, Alfredo Nascimento; de Minas e Energia, Edison Lobão; e das Comunicações, Hélio Costa.
15/09/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Estudo aponta mudanças climáticas para próximas décadas
Raupp faz alerta sobre perspectivas de crescimento econômico mundial para as próximas décadas
SP lança planejamento estratégico de longo prazo para o Estado
Planejamento estratégico de segurança para a Copa foi divulgado nesta 5ª feira
Divulgado Planejamento Estratégico de Segurança para Copa do Mundo 2014
Incra realiza oficina de planejamento estratégico para reforma agrária