SP lança planejamento estratégico de longo prazo para o Estado



"SP2030 – Construir juntos o futuro de São Paulo" prevê a atração de novos projetos e investimentos

00:00 / 00:00

O governador Geraldo Alckmin assinou nessa segunda-feira, 27, um convênio com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), para a elaboração de um planejamento estratégico para o Estado. 

Intitulado SP2030 – Construir juntos o futuro de São Paulo, o extenso planejamento prevê a implantação do Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP), do MBC, cuja primeira etapa prevê a implantação do Modelo de Gestão por Resultados, já praticado por outros Estados. O contrato, que terá custos na ordem de R$12 milhões sem onerar o Estado, deve ter duração de 1 ano de trabalho. 

Alckmin salientou a importância do convênio para a eficácia do desenvolvimento do Estado de São Paulo. “Nós já temos um conjunto de estudos, projetos, e vários estudos de planejamento, mas estamos firmando uma parceria muito importante na SP-2030, com estudos de planejamento para a eficiência no Estado”. 

O planejamento ainda prevê a atração de novos investimentos e projetos estruturantes, grupos de discussão com setores da economia do Estado, melhora no portfólio de obras e projetos estruturantes e metas para que essas tarefas sejam cumpridas. “E a capacitação dos nossos funcionários, para dar sequência a esse trabalho”, disse Alckmin, que destacou a importância da sociedade civil organizada. 

Movimento Brasil Competitivo
O movimento busca, por meio da gestão, a melhora da qualidade de vida da população. “Temos apoiado a gestão pública, e trabalhamos para trazer benefícios através do conhecimento da iniciativa privada, buscando a melhor consultoria e os melhores empresários”, disse o presidente do conselho superior do MBC, Elcio Anibal de Lucca.

A parceria do MBC com o governo do Estado terá a consultoria do escritório do ex-primeiro ministro do Reino Unido, Tony Blair, que disse estar comprometido com os projetos de São Paulo. “A proposta é ajudar a levantar os projetos que serão prioridade para São Paulo no futuro, e nossa equipe vai trabalhar de forma conjunta para ajudar a implementar esses programas”, disse Blair.

Do Portal do Governo do Estado

 



08/27/2012


Artigos Relacionados


Delcídio quer maior participação do Congresso no planejamento estratégico de longo prazo

Especialistas pedem planejamento de longo prazo para petróleo e biocombustíveis

Senado rejeita MP que cria Secretaria de Planejamento de Longo Prazo

Marcos Guerra elogia planejamento de longo prazo do governo do ES

Crivella fala sobre papel da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo

Cristovam critica ‘euforia cega’ com economia e defende planejamento de longo prazo