Senado aprova projeto que cria Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional



O Senado Federal aprovou, nesta terça (5), projeto de lei (PLC 81/2006) de iniciativa da Presidência da República que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), com o objetivo de "assegurar o direito humano à alimentação adequada".

O Sisan é um conjunto de políticas, planos, programas e ações que deverão envolver o poder público e a sociedade civil. A adoção dessas políticas, de acordo com o projeto, levará em conta as dimensões ambientais, culturais, econômicas, regionais e sociais.

A proposição define segurança alimentar e nutricional como a "realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis".

Os critérios que vão reger o Sisan serão definidos pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

A matéria vai a sanção.



05/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


MT adere ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional

Doze municípios aderem ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional

Plano nacional de segurança alimentar e nutricional será apresentado em setembro

Consea discute Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na quarta-feira

Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional completa 5 anos

Bahia ganha grupo de segurança alimentar e nutricional