Senado aprova projeto que define limites para operações de crédito da União



O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (18), em votação simbólica, projeto de resolução (PRS 83/07) que estabelece limites para as operações de crédito interno e externo da União, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo poder público federal. Essa matéria procura atender às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101, de 2000) que já são aplicadas a estados e municípios.

A proposta limita o montante das operações de crédito que podem ser realizadas pela União, em um mesmo exercício, a 60% de sua receita corrente líquida. Já para conceder garantias em operações de crédito, o limite também é de 60% da receita corrente líquida em um mesmo exercício.

Para chegar ao Plenário, a matéria teve de ser aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o que ocorreu algumas horas antes, nesta mesma terça-feira. Seu autor é o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). A proposição teve origem na Mensagem da Presidência da República - aprovada pela CAE em 4 de dezembro - que tratava de limites globais para o montante da dívida consolidada da União.

Ao explicar por que apresentou o projeto de resolução, Jucá argumentou que, de acordo com a Constituição e o Regimento Interno do Senado, a iniciativa para apresentação de propostas sobre limites e condições para operações de crédito e concessões de garantias é do Senado - e, especificamente, da CAE. Portanto, a matéria não poderia ser apreciada sob a forma de mensagem presidencial.



18/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova projeto que facilita operações de crédito da União, estados e municípios

Senado aprova operações de crédito e programação monetária da União

CAE analisa projeto sobre limites de operações de crédito para obras da Copa

CAE examina projeto que exclui obras da Copa dos limites de operações de crédito

CAE aprova regras para limitar operações de crédito da União, autarquias e estatais

Senado aprova projeto que facilita operações de crédito de estados e municípios