Senado aprova projeto que evita novo enquadramento para obra da Copa em atraso



O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (26) projeto que tem como objetivo solucionar o problema de estados e municípios que tiveram empreendimentos excluídos da matriz de investimentos da Copa do Mundo de 2014. Como essas obras de infraestrutura não são consideradas no teto de dívidas e nos percentuais de comprometimento da receita corrente líquida, a eventual perda de status de obra da Copa, por atraso, traria uma série de transtornos para essas unidades da federação.

O autor do projeto de resolução (PRS 3/2013), senador Romero Jucá (PMDB-RR), considerou impróprio que um financiamento "perfeitamente regular", no momento de sua contratação, deixe de sê-lo "em função de condições supervenientes". Jucá argumenta que são empreendimentos importantes para a mobilidade urbana e correriam risco de novos atrasos,  prejudicando o retorno dos investimentos em andamento, se perdessem a excepcionalidade.

Por sugestão de senadores da oposição, foi fixada a data de 30 de junho de 2014 como o último prazo para o início da execução das obras com essa excepcionalidade.

O projeto aprovado altera a Resolução 43/2001, do Senado, que trata do limite de endividamento dos estados e municípios. O PRS 3/2013 vai agora a promulgação.



26/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE aprova projeto que evita novo enquadramento para ‘obra da Copa’ em atraso

Monotrilho de São Paulo, obra da Copa, obtém licença ambiental para início da obra

Senado aprova acordo que evita dupla tributação entre Brasil e Turquia

Projeto aprova texto de acordo do Brasil e do Reino Unido que evita dupla tributação

Senado aprova substitutivo ao projeto do novo Código Florestal

SENADO APROVA PROJETO DO NOVO CÓDIGO CIVIL POR UNANIMIDADE