Senado aprova projeto que regulamenta profissão de vigilante



O Senado aprovou nesta terça-feira (4) o projeto de lei da Câmara(PLC 48/03) que regulamenta a profissão de agente de segurança privada. Como recebeu uma emenda na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a matéria volta à Câmara dos Deputados.

Segundo o parecer da CCJ, até agora a legislação havia se preocupado apenas com a regulamentação do funcionamento das empresas de segurança. O documento ainda prevê que as novas normas, que precisam ser novamente apreciadas pela Câmara, poderão garantir maior segurança para os vigilantes e melhorar os seus serviços.

De acordo com o projeto, poderão atuar como agentes de segurança privada os maiores de 18 anos que tiverem concluído o ensino fundamental, não tiverem antecedentes criminais, tiverem sido aprovados em curso de formação de vigilantes e possuírem registro no órgão competente. Os trabalhadores que já tiverem começado a exercer a profissão antes da publicação da lei, no entanto, não precisarão cumprir tais exigências.

Os vigilantes precisarão também realizar exames médicos, psicológicos e psicotécnicos, além de cursos de reciclagem, a cada dois anos.

Entre os direitos previstos pelo projeto estão indenização por acidente de trabalho, seguro de vida em grupo e prisão separada de outros detentos quando a acusação se referir a atos praticados no exercício da profissão.

04/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão aprova projeto que regulamenta a profissão de treinador de goleiro de futebol

CAS aprova parecer sobre projeto que regulamenta o exercício da profissão de arquiteto

Nova enquete da Agência Senado trata de projeto que regulamenta profissão de médico

Situação da profissão de vigilante será debatida em audiência pública da CDH

Senado aprova projeto que reconhece profissão de vaqueiro

PROJETO REGULAMENTA PROFISSÃO DE ESTETICISTA