Senado aprova requerimento de pesar pelo falecimento de Walther Moreira Salles



O Senado aprovou nesta segunda-feira (dia 5) requerimento do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) para inserção em ata de voto de pesar pelo falecimento do banqueiro, ex-embaixador e ministro da Fazenda no governo João Goulart Walther Moreira Salles, ocorrido no último dia 27. Pela tradição da Casa, serão enviadas condolências à família.

Ao encaminhar o requerimento, o senador Antônio Carlos Magalhães lembrou de sua convivência com Moreira Salles, salientando que o ex-embaixador foi uma das figuras "mais elegantes, discretas e competentes que o país já conheceu". Ele acrescentou que Moreira Salles, além de ter sido ministro da Fazenda em época difícil da vida política brasileira, por duas vezes ocupou o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos, nos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek.

- O Senado da República se engrandece ao votar essa moção de pesar - afirmou o senador pela Bahia.

O senador Francelino Pereira (PFL-MG), também ao encaminhar a proposição, ressaltou que Moreira Salles foi sempre um homem público exemplar em momentos históricos difíceis, como o do rompimento do Brasil com o Fundo Monetário Internacional, durante o governo do presidente Juscelino Kubistchek.

Francelino lamentou não ter podido fazer uma visita ao banqueiro, quando este estava recolhido em Araras (RJ), adoentado.

- Durante os contatos que mantive, na Comissão Especial de Cinema, com seu filho, Walther Moreira Salles, um dos cineastas mais importantes da nova geração, pude renovar os laços de estima e consideração que sempre mantive com ele, ao longo de sua vida pública - disse o senador.

05/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova requerimento de pesar pelo falecimento de ex-senador

Senado aprova requerimento de pesar pelo falecimento de José Ermírio

Senado aprova requerimento de pesar pela morte de Vivaldi Moreira

SENADO APROVA VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JORNALISTA

Senado aprova voto de pesar pelo falecimento de Dilamar Machado

Senado aprova voto de pesar pelo falecimento de monsenhor de Alagoas