SENADO APROVA ROLAGEM DE DÍVIDA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO



O plenário do Senado aprovou hoje (dia 2) projeto de resolução que autoriza a prefeitura de São Paulo a emitir letras financeiras do município para rolagem de 98% da sua dívida que vence neste segundo semestre, de aproximadamente R$ 9,1 bilhões.

Ao encaminhar a votação, o senador José Eduardo Dutra (PT-SE), líder do Bloco Oposição, afirmou que venceram ontem (dia 1º) os primeiros 77,4 mil títulos, os quais "foram resgatados pela prefeitura". Assim, na sua opinião, o Senado estava autorizando um endividamento equivalente, "o que é inconstitucional". Conforme Dutra, o plenário deveria ter retirado da resolução aprovada hoje (dia 2) a parte referente aos 77,4 mil títulos.

O líder oposicionista assinalou ainda que a prefeitura de São Paulo teve sua dívida mobiliária aumentada nos últimos tempos em 198,3%, quando o crescimento médio dos estados e municípios ficou em 143%. José Eduardo Dutra disse ainda que, além do crescimento da dívida acima da média do país, nos últimos meses a prefeitura paulistana passou a recorrer a operações de Antecipação de Receitas Orçamentárias (ARO) junto ao governo federal.

Os senadores aprovaram ainda três resoluções que autorizam o governo do Rio de Janeiro a elevar temporariamente seus limites de endividamento para tomar dois empréstimos junto ao BNDES, destinados à ampliação do metrô, e para rolagem da dívida mobiliária estadual com vencimentos previstos para o terceiro quadrimestre deste ano.

Os dois empréstimos para o metrô somam R$ 216,9 milhões. Ao encaminhar a votação, a senadora Benedita da Silva (PT-RJ) destacou a necessidade de "terminar as obras do metrô" carioca, mas advertiu para "o constante endividamento" do estado do Rio.

02/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APROVA ROLAGEM DA DÍVIDA DO ESTADO E DA PREFEITURA DO RIO

CAE EXAMINA ROLAGEM DA DÍVIDA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO COM A UNIÃO

CAE EXAMINA ROLAGEM DA DÍVIDA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO COM A UNIÃO

SENADO APROVA ROLAGEM DA DÍVIDA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

CAE PODE VOTAR NESTA TERÇA ROLAGEM DA DÍVIDA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

PLENÁRIO APROVA URGÊNCIA PARA ROLAGEM DE DÍVIDA DE SÃO PAULO