Senado aprova sete embaixadores



Matéria retificada às 21h24

O Plenário do Senado Federal aprovou na tarde desta terça-feira (8) sete indicações da presidente da República para o cargo de embaixador do Brasil em Dominica, Suécia, Jamaica, Marrocos, Noruega, Hungria e Bósnia e Herzegóvina.

A indicação do diplomata José Marcos Nogueira Viana para o cargo de embaixador do Brasil em Dominica foi aprovada com 50 votos favoráveis, 3 contrários e uma abstenção.

Para a embaixada do Brasil na Suécia foi ratificada a indicação da diplomata Leda Lucia Martins Camargo, com 55 votos favoráveis, 7 contrários e uma abstenção.

O diplomata Antonio Francisco da Costa e Silva Neto teve sua indicação para exercer a titularidade da embaixada brasileira na Jamaica aprovada com 56 votos favoráveis, 5 contrários e duas abstenções.

Por sua vez, o diplomata Carlos Henrique Cardim teve sua indicação para a embaixada brasileira na Noruega aprovada com 60 votos favoráveis e 5 contrários. Ele vai exercer o cargo cumulativamente com o posto de embaixador brasileiro na Islândia.

Para a embaixada na Hungria foi aprovada a indicação do diplomata Sérgio Eduardo Moreira Lima, com 51 votos favoráveis e 7 contrários.

O diplomata José Augusto Lindgren Alves também teve sua indicação aprovada, foram 59 votos favoráveis e 4 contrários. Ele exercerá o cargo de embaixador do Brasil na Bósnia e Herzegóvina.

Já para a embaixada brasileira no Marrocos foi ratificada a indicação do diplomata Frederico Salomão Duque Estrada Meyer, com 58 votos favoráveis, 6 contrários.

Também foi aprovada, com 57 votos favoráveis, 4 contrários e uma abstenção, a indicação de Jorge d'Escragnolle Taunay Filho para exercer o cargo de delegado permanente do Brasil junto à Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), em Montreal, no Canadá.

Todas essas indicações receberam parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no ano passado. A presidente da República será comunicada acerca dessas aprovações por meio de ofícios do Senado Federal. A aprovação dos embaixadores indicados pelo Executivo é uma atribuição do Senado que está prevista na Constituição. Todos os indicados são submetidos a sabatina na CRE antes de terem suas indicações apreciadas em Plenário.



08/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova embaixadores para sete países

SENADO APROVA EMBAIXADORES

Senado aprova novos embaixadores

Senado aprova indicações de embaixadores

SENADO APROVA NOVOS EMBAIXADORES

Senado aprova indicações de embaixadores