Senado aprova Universidade do Vale do São Francisco



O semi-árido nordestino terá uma instituição federal de ensino superior. Os senadores aprovaram nesta quinta-feira (6) o projeto que institui a Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco, com sede em Petrolina (PE). A universidade deverá funcionar como pólo indutor do desenvolvimento da região, já que entre os seus objetivos está a realização de pesquisas voltadas para o incremento da economia local e a extensão universitária. O projeto vai à sanção.

- A criação da universidade representa um passo importante em defesa do Rio São Francisco, criando bases sólidas para um novo patamar de desenvolvimento na região - disse o senador Waldeck Ornélas (PFL-BA), relator da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O senador José Jorge (PFL-PE), relator na Comissão de Educação (CE), afirmou que a instituição terá papel fundamental na articulação e no estudo das questões do semi-árido. Além disso, sustentou, ela permitirá racionalizar a atuação do governo federal na região.

Outro representante pernambucano, o senador Roberto Freire (PPS), comemorou a decisão do Plenário e disse que a instalação de uma universidade federal aponta para a necessidade que tem o Estado de investir em educação para preparar o país para o futuro. Ele advertiu, no entanto, para a importância de se criarem condições de acesso da população mais pobre às vagas no ensino superior.

Essa também foi a linha de raciocínio da senadora Emilia Fernandes (PT-RS), para quem a criação de novas oportunidades de formação para a população é um requisito indispensável para a soberania do país. Citando o exemplo da Universidade Federal do Acre, o senador Nabor Júnior (PMDB-AC) disse que a instituição foi a maior conquista do povo acreano.

- O investimento em educação é o mais produtivo que um governo pode fazer - disse Nabor.

Já o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) ressaltou a importância da criação de instituições de ensino superior em centros menores, como forma de interiorizar o desenvolvimento do país.

A revitalização do Rio São Francisco deve ser uma das preocupações da nova universidade, avaliou a senadora Heloísa Helena (PT-AL). A mesma opinião externou o senador Carlos Patrocínio (PTB-TO), prevendo que o problema da seca agora passará a ter um tratamento mais adequado.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) disse confiar na revitalização do rio e na implantação, a partir dos estudos da nova universidade, de projetos de irrigação.

- A educação é a força motriz do desenvolvimento - afirmou.



06/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ é favorável à criação da Universidade do Vale do São Francisco

Atuação da Universidade Federal do Vale do São Francisco poderá ser ampliada

Universidade Federal do Vale do São Francisco vai beneficiar municípios mineiros

Senado aprova Universidade do Legislativo

Senado aprova o vale-cultura e projeto volta à Câmara

Senado aprova criação da Universidade do Cariri