SENADO APROVA VALMIR PARA MINISTRO DO TCU
O plenário do Senado aprovou hoje (dia 14), por 63 votos favoráveis e apenas uma abstenção, o nome do senador Valmir Campelo (PTB-DF) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União. A indicação nome ainda será submetida aos deputados.
Pela Constituição, dos nove ministros do TCU, três são indicados pelo presidente da República (e devem ser aprovados pelo Senado) e os outros seis pelo Congresso. No caso dos indicados pelo Congresso, é votadoum projeto de decreto legislativo. O nome de Valmir Campelo foi escolhido pelas lideranças partidárias.
O relator do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), líder do governo no Congresso, destacou que Valmir ocupou, durante 16 anos, cargos de administrador de três cidades-satélites de Brasília, foi deputado constituinte e é senador há mais de seis anos. O senador é bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Brasília e tem cursos de administração pública e municipal na Alemanha, em 1976 e 1989. Arruda destacou ainda a assiduidade, a participação, a pontualidade e a capacidade política de Valmir Campelo.
O senador Hugo Napoleão (PI), líder do PFL, frisou jamais ter presenciado uma atitude censurável do novo indicado para o TCU. "É um homem altamente preparado para as funções que vai desempenhar", disse. Júnia Marise (MG), pelo PDT, e Nabor Júnior (AC), pelo PMDB, destacaram também a atuação e a capacidade de Valmir Campelo. Sérgio Machado (CE), líder do PSDB, lembrou que há 92 anos um cearense, como o é Valmir, não ocupava o cargo de ministro do TCU.
14/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova indicação para ministro do TCU
Senado aprova José Múcio para ministro do TCU
Senado aprova José Coelho para ministro do STM
SENADO APROVA NOME PARA O CARGO DE MINISTRO DO STM
Senado aprova ministro Gilmar Mendes para exercer a presidência do CNJ
CAE APROVA NOME DE VALMIR PARA O TCU