Senado aprova voto de pesar pelo falecimento de Rachel de Queiroz



O Senado aprovou nesta terça-feira (4) voto de pesar pelo falecimento da escritora cearense Rachel de Queiroz, de acordo com requerimento do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). A escritora faleceu nesta terça-feira na cidade do Rio de Janeiro. Os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Patrícia Saboya (PPS-CE) também apresentaram requerimento lamentando a morte da escritora.

No encaminhamento de sua proposta, Jereissati ressaltou que Rachel de Queiroz soube, como poucos, descrever a força do homem nordestino. Descendente de José Alencar, ela estava voltada para a realidade nordestina desde seu primeiro romance O Quinze, escrito quando contava com apenas 20 anos, disse o senador.

Jereissati relatou que na segunda-feira (3) à noite, respondendo a um amigo sobre sua saúde, Rachel de Queiroz disse que só não estava melhor porque não estava no seu Ceará. O senador informou que está requerendo também uma sessão especial do Senado em homenagem póstuma à escritora, a primeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Letras.

O vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS) disse que a Mesa se associava às homenagens prestadas a Rachel de Queiroz, afirmando que ela é um daqueles nomes que o país jamais há de esquecer, principalmente por sua preocupação com as questões sociais.



04/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APROVA VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JORNALISTA

Senado aprova voto de pesar pelo falecimento de Dilamar Machado

Senado aprova voto de pesar pelo falecimento de monsenhor de Alagoas

Senado aprova voto de pesar pelo falecimento de Juraci Magalhães

Senado aprova voto de pesar pelo falecimento de Waly Salomão

SENADO APROVA VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE TAUFIC TEBET