Senado celebra os 120 anos do Jornal do Brasil




Em sessão especial com vários jornalistas em plenário, o Senado celebrou na manhã desta segunda-feira (16) os 120 anos do Jornal do Brasil (JB). O apreço do periódico pelo jornalismo independente, pelas artes e pela literatura foi a característica mais louvada pelos oradores em Plenário.

VEJA MAIS

O JB foi o jornal que, no anúncio do AI-5, em 14 de dezembro de 1968, para escapar da censura, publicou na primeira página a seguinte previsão meteorológica: "Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos. Máxima: 38º, em Brasília. Mínima: 5º, nas Laranjeiras." Na mesma edição, o jornal trazia a seguinte chamada: "Ontem foi o Dia dos Cegos".

Durante a sessão especial, foi lembrada a criatividade com que o periódico enfrentava a censura, assim como seu papel na campanha por eleições diretas e pelo retorno do Brasil à democracia.

- [Durante a ditadura] o compromisso do JB com a verdade não foi abalado. Pelo contrário, o jornal se viu compelido a arrostar os grilhões da censura, sob pena de ter seu nome maculado para sempre na memória política do país - disse o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que propôs a homenagem.

Foi ainda lembrado que, desde o ano passado, o JB não circula mais em papel, sendo lido apenas na versão digital, situação mencionada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) para afirmar que nunca abandonou sua leitura.

- Eu o leio todos os dias. É questão fundamental no meu gabinete.

Como lembraram alguns oradores, a homenagem oferecida pelo Senado teve o propósito de homenagear o jornal que, como nenhum outro no Brasil, teve tantos escritores entre seus colaboradores. No JB, escreveram o Barão do Rio Branco, Eça de Queirós, Joaquim Nabuco, Ruy Barbosa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Otto Lara Resende, Barbosa Lima Sobrinho, Odylo Costa Filho, Antonio Callado, Carlos Castello Branco, Josué Montello e Alceu Amoroso Lima.

E até hoje, ali escrevem Mauro Santayana, Luiz Orlando Carneiro, Wilson Figueiredo, Villas-Boas Correa, Heloisa Tolipan, Iesa Rodrigues e Leandro Mazzini, entre outros. Nesta sessão especial do Senado, vários desses profissionais estavam em plenário.

Discursaram na homenagem, além de Simon, os senadores Wilson Santiago (PMDB-PB), Álvaro Dias (PSDB-PR), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Lindbergh Farias (PT-RJ), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Walter Pinheiro (PT-BA). Também da tribuna, Ângela Moreira, presidente do Jornal do Brasil, agradeceu a homenagem.

16/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado celebra os 90 anos do jornal 'Folha de S. Paulo'

Sarney celebra os 60 anos do jornal A Crítica, de Manaus

Ciro Nogueira celebra aniversário de 25 anos do jornal 'Diário do Povo' do Piauí

Flávio Arns celebra "Jornal do Senado" em braile

Sessão comemora 120 anos do Jornal do Brasil

Senadores comemoram os 120 anos do 'Jornal do Brasil'