Senadores comemoram os 120 anos do 'Jornal do Brasil'



Na segunda-feira (16), às 11h, está marcada sessão especial do Senado em homenagem aos 120 anos do Jornal do Brasil, completados no dia 9 de abril. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) é autor do requerimento solicitando a celebração do evento.

O jornal preparou uma edição eletrônica especial contando sua história, com depoimentos de autoridades, jornalistas, escritores e artistas, fotos e reportagens de destaque sobre eventos que marcaram a história do país e do mundo.

Fundado em 1891 por Rodolfo Epifânio de Sousa Dantas, o jornal chegou a contar com a colaboração de José Veríssimo, Joaquim Nabuco, Aristides Spínola, Ulisses Viana e o Barão do Rio Branco, entre outros. O escritor Eça de Queirós foi correspondente estrangeiro e Rui Barbosa assumiu posto de redator-chefe do JB.

Posteriormente, o jornal passou a ser de propriedade dos Conde e Condessa Pereira Carneiro e depois de seu genro, Manuel Francisco do Nascimento Brito. Nos anos 50, o JB promoveu uma reforma gráfica inovadora na imprensa brasileira, feita pelo designer Amílcar de Castro.

Em 2001, o jornal vivenciou, no entanto, a primeira etapa de uma crise financeira que mudaria sua estrutura: a família Nascimento Brito arrendou o título do jornal para o empresário Nelson Tanure por 60 anos, renováveis por mais 30. A intenção do empresário, conhecido por comprar empresas pré-falimentares, saneá-las e depois revendê-las, era recuperar o prestígio do jornal.

Naquele ano, as vendas do JB eram de 70 mil em média durante a semana e 105 mil aos domingos. Em abril de 2006, começou a circular nas bancas no chamado formato europeu - maior que o tabloide e menor que o convencional. O jornal recuperou-se a partir de 2003, chegando a vender cem mil exemplares em 2007, quando as vendas começaram novamente a cair. Em março de 2010, o JB vendeu apenas 20.941 exemplares. Em julho do mesmo ano, foi anunciado o fim da edição impressa do jornal que, a partir de 1º de setembro, passou a existir somente em versão online, com alguns conteúdos restritos a assinantes.

Em 2008, o JB realizou uma parceria de digitalização com o buscador Google que resultou no livre acesso em texto completo das edições digitalizadas do periódico publicado nas décadas de 30 a 90.



12/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores comemoram 40 anos da ECT

Senadores comemoram 90 anos de criação da OIT

Senadores comemoram os 25 anos do Diap

Senadores comemoram 45 anos de existência do Serpro

Senadores comemoram 15 anos do Plano Real

Senadores comemoram os 100 anos de criação de Anápolis (GO)