Senado celebra os 90 anos do jornal 'Folha de S. Paulo'



O Senado tem sessão especial na segunda-feira (14), às 11h, para comemorar os 90 anos de fundação do jornal Folha de S. Paulo. O requerimento solicitando o evento foi apresentado pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e contou com apoio dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Aloysio Nunes (PSDB-SP).

Segundo Crivela, o jornal "tem milhares de fiéis leitores que o consagraram como um dos campeões brasileiros de circulação". Em entrevista à Agência Senado nesta sexta (4), o parlamentar pelo Rio de Janeiro afirmou que a "imprensa livre e solta que nos encanta" é, em grande parte, responsável pelo Brasil ser a 7ª economia do mundo. Essa posição foi alcançada, segundo Crivella, devido à "inabalável alma brasileira, a generosidade cristã, o respeito aos direitos e o culto da liberdade".

Para Ricardo Ferraço, os 90 anos da Folha devem ser comemorados "por sua participação inquestionável na construção de democracia brasileira, por toda a contribuição que tem dado como veículo de comunicação ao longo de todo este tempo e por um posicionamento marcado pela firmeza e pela crítica independente".

História

Fundado no dia 19 de fevereiro de 1921, com o nome original de Folha da Noite, o jornal é considerado um dos mais influentes do país, ao lado de O Globo e O Estado de S. Paulo.

Olival Costa e Pedro Cunha foram os fundadores do jornal. Em 1931, a publicação passou a ser dirigida por Alves de Lima, Diógenes de Lemos Azevedo, Guilherme de Almeida e Rubens do Amaral, e se chamava Folha da Manhã.

Em 1962, o jornal foi comprado por Carlos Caldeira Filho e Octavio Frias de Oliveira, cuja família ainda mantém o controle do grupo. Nesse mesmo ano, passou a se chamar Folha de S. Paulo.

Em 1990, o grupo começou a investir na criação de novos produtos e suplementos, como a Revista da Folha, o caderno Folhateen e a TV Folha. Na década de 90, o grupo Folha passou a lançar brindes, dicionários e fascículos, como o Atlas da Folha, que reforçaram sua posição no mercado. Em maio de 2010, o jornal passou por mais uma reforma gráfica e reclassificou seus cadernos diários e suplementos semanais. A Folha divulgou em seu site um histórico sobre a existência do jornal, intitulado "Os 90 anos da Folha em nove atos".

A assessoria do senador Ricardo Ferraço informou, nesta sexta, que, representando a família Frias, proprietária da Folha, estarão presentes à sessão Octávio Frias Filho, diretor do jornal, e Maria Cristina Frias, colunista da Folha, filhos de Octávio Frias, já falecido.

Helena Daltro Pontual e Valéria Castanho / Agência Senado



04/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado voto de aplauso pelos 80 anos do jornal Folha de S. Paulo

Senado celebra os 120 anos do Jornal do Brasil

Mozarildo faz homenagem aos 25 anos de criação do jornal 'Folha de Boa Vista'

Agripino retifica informações do jornal Folha de S. Paulo

Senado homenageia 'Folha de S.Paulo' em seus 90 anos de fundação

Deputados rebatem acusação publicada no jornal Folha de S. Paulo