Senado começa a ouvir nesta quarta ministros sobre denúncias de irregularidades



Matéria corrigida às 17h58

VEJA MAIS

O Senado realizará nesta quarta-feira (10) a primeira audiência pública destinada a ouvir titulares de ministérios que estão sendo alvo de denúncias. Às 12h, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, será ouvido na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA). A audiência foi motivada por reportagem da revista Veja contando da ação de um lobista que praticava fraudes dentro daquele Ministério. Milton Ortolan, secretário-executivo da pasta pediu demissão no último fim de semana.

A audiência atende a requerimento específico do líder do PSDB, Alvaro Dias (PR) e requerimentos com objetivos mais amplos assinados pelos senadores Acir Gurgacz (PDT-RO), Sérgio Souza (PMDB-PR), Luiz Henrique (PMDB-SC), Renan Calheiros (PMDB-AL) e Walter Pinheiro (PT-BA).

Alvaro Dias pede que o ministro ofereça os devidos esclarecimentos sobre "denúncias de corrupção, fraudes e propina no ministério da Agricultura". No mesmo documento, aprovado pela CRA na reunião do dia 4 de agosto, o líder tucano afirma:

"O presente requerimento visa buscar esclarecimento sobre mais uma entre as inúmeras denúncias das graves irregularidades que se proliferam por toda a estrutura da administração pública".

Às 10, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve ouvir o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, sobre o desempenho da pasta. No entanto, há um requerimento aprovado na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) para que a audiência com Lupi seja conjunta com a CMA. E que ele seja questionado sobre acusações de desvio de verbas da pasta que dirige. Se a CAS aprovar um requerimento semelhante em sua reunião das 9h, a audiência conjunta poderá ocorrer. 

Transportes e Cidades 

Ainda em data a ser marcada, os senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) vão ouvir os ministros dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos, e das Cidades, Mário Negromonte, para prestarem esclarecimentos sobre denúncias de irregularidades em suas pastas. O secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski, também será ouvido.

O ministro dos Transportes será igualmente convidado a prestar depoimento na Comissão de Serviços de Infraestrutura sobre as denúncias que levaram à queda, em julho do então titular da pasta e senador, Alfredo Nascimento (PR-AM), de quem foi secretário-executivo.



09/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMO começa a ouvir responsáveis por obras com indícios de irregularidades

Advocacia do Senado divulga nota sobre denúncias de irregularidades em contratação de serviços terceirizados

Alvaro Dias quer ouvir Negromonte no Senado sobre denúncias no Ministério das Cidades

Senadores ouvem ministros sobre Operação Porto Seguro nesta quarta

Reunião para ouvir secretária-geral da Mesa sobre reforma administrativa será nesta quarta

Senado começa a examinar nesta quarta expropriação de terras por trabalho escravo