Senado comemora 60 anos da criação do Estado de Israel
Com a presença da embaixadora de Israel, Tzipora Rimon, e do presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho, o Senado realizou nesta quarta-feira (14) sessão especial de homenagem aos 60 anos da criação do Estado de Israel. Convidada a falar durante a sessão, aembaixadora afirmou que a comemoração está ligada à histórica sessão da Organização das Nações Unidas (ONU), presidida pelo diplomata brasileiro Oswaldo Aranha, que em 1947 aprovou a instituição do novo Estado.
A sessão, que foi aberta pelo 2º vice-presidente do Senado, Alvaro Dias, contou com a presença do presidente da Confederação Israelita do Brasil, Jack Leon Terpins, dentre outros representantes da comunidade Judaica no país. Todos ouviram, de pé, o Hino Nacional de Israel, interpretado pela cantora Varda Usiglio, e cantaram o Hino Nacional brasileiro.
O senador Aldemir Santana (DEM-DF), primeiro subscritor do requerimento para realização da homenagem, ao manifestar-se da tribuna, também se referiu a Oswaldo Aranha. Lembrou que o brasileiro era um dos quatro diplomatas latino-americanos que estiveram à frente da importante negociação da ONU, em novembro de 1947, que resultou na divisão do território da Palestina, entre árabes e judeus, no ano seguinte.
Durante aquela sessão da ONU, ao lado de Oswaldo Aranha, estavam Enrique Fabregat, do Uruguai; Jorge García Granados, da Guatemala, e Arturo García Salazar, do Peru. A criação do Estado de Israel contou com 33 votos a favor, 13 contrários e 10 abstenções, lembrou ainda o senador.
- A sessão da ONU daquele ano de 1947, presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, foi particularmente memorável, segundo os registros da época - declarou Adelmir Santana.
O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que também participou da sessão em homenagem aos 60 anos de Israel, afirmou que no estado do Rio de Janeiro, pelo qual foi eleito, a comunidade judaica é uma das mais antigas. Segundo o parlamentar, apesar de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar a existência de 25 mil judeus no estado, a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro estima que ali devem viver entre 30 a 35 mil judeus, constituindo a segunda maior comunidade judaica do país, perdendo apenas para São Paulo. Em seu pronunciamento, Francisco Dornelles enalteceu a resistência histórica dos judeus contra perseguições.
- Não é sem motivo que a chanceler alemã, Angela Merkel, em 18 de março deste ano, declarou, em discurso no Parlamento de Israel, que 'o assassinato em massa de seis milhões de judeus, feito em nome da Alemanha, trouxe sofrimento indescritível ao povo judeu, à Europa e a todo o mundo. O holocausto enche os alemães de vergonha' - afirmou.
A contribuição dos judeus para a ciência e a filosofia, bem como para as artes no mundo foi destacada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Ele lembrou que a única coisa que falta é a paz, que não depende só de Israel, mas também da população palestina local, dos árabes e de outros países.
O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), ao se pronunciar na sessão e citar a mensagem de Moisés para construir uma sociedade sem concentração de poder e renda, lembrou que tal concentração é hoje a raiz de todas as amarguras que "vilipendiam o cotidiano dos brasileiros".
- Nunca se viu no mundo, como se vê no Brasil, 15 mil famílias deterem 80% dos títulos da dívida pública brasileira, enquanto há, do outro lado, mais de 80 milhões de brasileiros vivendo, muitos deles, com um dólar por dia - disse o senador.
Crivella contou que já esteve em Israel mais de 30 vezes, conheceu os kibutz, e contou com a colaboração de agrônomos e hidrólogos israelenses no projeto da Fazenda Nova Canaã, no sertão da Bahia.
O senador Mão Santa (PMDB-PI) enfatizou a história do "povo ungido por Deus", ao se pronunciar na sessão especial.
-Deus deixou claro quando ungiu um líder seu - Moisés - e lhe disse: "Liberta o meu povo" - dando-lhe esta missão. Então, a liberdade é uma imposição de Deus - declarou Mão Santa em homenagem à criação do Estado de Israel.
14/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado faz sessão especial em homenagem aos 60 anos de criação do Estado de Israel
SENADO HOMENAGEIA OS 50 ANOS DA CRIAÇÃO DE ISRAEL
Senado comemora 23 anos de criação da Constituição e criação de Amapá, Roraima e Tocantins
Senado comemora 80 anos de criação da OAB
Senado comemora 30 anos de criação do Diap
Senado comemora os 45 anos de criação do Ipea