Senado comemora os 45 anos de criação do Ipea
Os 45 anos de criação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) foram comemorados nesta quarta-feira (30) pelo Plenário do Senado. Compete ao Ipea, vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, dar suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento.
Para o senador Mão Santa (PSC-PI), que presidiu a sessão especial, o Ipea é peça fundamental para que o país cresça de forma sustentável e ingresse em uma nova era de crescimento e prosperidade, com distribuição de renda.
Um exemplo
No entender de Paulo Paim (PT-RS), autor do requerimento que resultou na homenagem, o Ipea, ao longo dos últimos 45 anos, sempre trabalhou pelo desenvolvimento com inclusão social e pela defesa da cidadania.
- O Ipea está ao lado do povo e prima pela distribuição de renda e melhoria da qualidade de vida de toda sociedade, além de lutar por uma educação com qualidade em todos os níveis, valorização do idoso, e combate a qualquer tipo de preconceito - garantiu o senador.
Também ocupou a tribuna para homenagear o Ipea o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) que enalteceu a figura de seu criador, o ex-ministro e ex-senador Roberto Campos. E lembrou que o instituto representa uma nova era no planejamento, na análise, no diagnóstico e na formulação de propostas concretas visando construir um país forte e equilibrado.
Já o senador José Nery (PSOL-PA) disse esperar que as análises e as orientações formuladas pelo Ipea possam servir para que o Estado, ao adotá-las, mude a realidade social brasileira, "de forma a incluir a grande maioria da população no processode desenvolvimento, com acesso à terra, ao emprego, à moradia, entre outros direitos".
O presidente do Ipea, Marcio Pochmann, depois de prever que na próxima década o Brasil terá superado a pobreza absoluta, lembrou que o instituto, que possui representação em todas as regiões do país, é considerado um dos maiores centros de produção, de estudos, e de conhecimento do mundo.
30/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado comemora 23 anos de criação da Constituição e criação de Amapá, Roraima e Tocantins
Senado comemora 80 anos de criação da OAB
Senado comemora 30 anos de criação do Diap
Senado comemora os 35 anos de criação do Prodasen
Senado comemora 200 anos de criação dos Dragões da Independência
Senado comemora 60 anos da criação do Estado de Israel