Senado comemora bicentenário da abertura dos portos do Brasil
Os senadores reúnem-se na quinta-feira (21) em sessão especial marcada para as 10h, em comemoração aos 200 anos da abertura dos portos do Brasil. O decreto que autorizou essa medida foi assinado em 21 de fevereiro de 1808, data que marca o início da construção do Brasil como Estado Soberano, na avaliação do senador Romeu Tuma (PTB-SP) ao justificar sua proposta para a comemoração.
São convidados especiais para a reunião, por sugestão de Romeu Tuma, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. A abertura dos portos brasileiros trouxe ao Brasil Dom João VI e a família real, fato que o senador analisa como fundamental para o começo da construção das bases econômicas para a futura emancipação.
"Trata-se de uma data importantíssima para ser lembrada e destacada, é o marco do desenvolvimento econômico nacional", diz Tuma na justificação do requerimento da sessão de homenagem.
O professor de História Contemporânea da Universidade de Brasília (UnB) e consultor legislativo do Senado Antônio José Barbosa lembrou que Dom João VI, então príncipe regente da coroa portuguesa, decidiu transferir a capital do reino para o Brasil ao tomar conhecimento de que as tropas do imperador francês Napoleão Bonaparte avançavam pelo interior de Portugal em direção a Lisboa.
- A transferência do Estado português para o Brasil modifica fundamentalmente as condições de vida na colônia. A primeira decisão tomada por D. João VI, antes mesmo de chegar à capital, no Rio de Janeiro, foi assinar o decreto de abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional. Na prática, isso significou que o Brasil deixou de ser colônia naquele momento, sob o ponto de vista econômico - afirmou Antônio José Barbosa.
18/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores comemoram bicentenário da abertura dos portos do Brasil
Senado comemora bicentenário do Banco do Brasil
Senado lembra em sessão especial os 200 anos de abertura dos portos no Brasil
Senado vai realizar sessão comemorativa pelos 200 anos da abertura dos portos no Brasil
Senado comemora um ano da abertura do mercado de resseguros no Brasil
Senado comemora primeiro ano de abertura do Mercado de Resseguros do Brasil