Senado comemora bicentenário do Banco do Brasil



O Senado vai celebrar, no período do expediente da sessão do próximo dia 16, às 14h, o bicentenário do Banco do Brasil, primeira instituição financeira do país, criada em 12 de outubro de 1808 pelo rei dom João VI. O requerimento solicitando o evento é de autoria do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), presidente do Senado.

A primeira agência do BB, no Rio de Janeiro, funcionou como uma espécie de banco central misto, chegando a ser o quarto banco emissor do mundo, depois dos Bancos da Suécia, da Inglaterra e da França. Após saque de volumosa quantia e o retorno de dom João VI para Portugal, esse primeiro Banco do Brasil faliu.

Posteriormente, Irineu Evangelista de Sousa - o Barão ou Visconde de Mauá - criou, em 1851, um novo Banco do Brasil. Em 1853, o Banco do Brasil instituído por Mauá fundiu-se com o Banco Comercial do Rio de Janeiro, por determinação legislativa liderada pelo Visconde de Itaboraí, considerado o fundador do BB de hoje.

As primeiras linhas de crédito rural do BB datam da década de 80 do século 19. Até a criação do Banco Central, no dia 31 de dezembro de 1964, o BB era o emissor de moeda no país. Atualmente, o BB desempenha importante papel no agronegócio do país, financia parte das exportações e contribui para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas por meio de linhas de crédito, capital de giro e investimento.

O BB é constituído na forma de sociedade de economia mista e o Tesouro Nacional é seu maior acionista, com participação de 68,7%, seguido pela Caixa de Previdência dos Funcionários do BB (Previ), com 11,4%. O capital estrangeiro também conta com 6,9% das ações e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Participações (BNDESpar) tem 5%. Pessoas físicas e jurídicas detêm, respectivamente, 4% e 3,9% das ações do BB.

Segundo dados do BB, a instituição tem 15.133 pontos de atendimento pelo país, incluindo agências e postos, e está presente em 21 países além do Brasil. Com 82,5 mil funcionários, além de estagiários e trabalhadores com contratos temporários, o banco registrou, no primeiro trimestre de 2008, um total de 26,4 milhões de correntistas, R$ 404,9 bilhões de ativos e uma carteira de R$ 172,8 bilhões. 



29/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vai homenagear bicentenário do Banco do Brasil

Senado comemora bicentenário da abertura dos portos do Brasil

Senado comemora o bicentenário da Faculdade de Medicina da Bahia

Zambiasi comemora 90 anos do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul

Senadores comemoram bicentenário da abertura dos portos do Brasil

Senado lembra bicentenário de Louis Braille