Senado comemora em 1º de julho os 15 anos do Plano Real



O Senado Federal vai comemorar os 15 anos do Plano Real, em sessão especial que será realizada no dia 1º de julho próximo. O requerimento foi apresentado pelo líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), por sugestão da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) e com o apoio de vários outros parlamentares. A data escolhida refere-se ao dia 1º de julho de 1994, quando foi implantada a reforma monetária que extinguiu o cruzeiro real, a moeda então vigente, e instituiu a Unidade Real de Valor (URV), depois transformada no real, a nova moeda brasileira.

O Plano Real nasceu no governo Itamar Franco, quando Fernando Henrique Cardoso ocupava o Ministério da Fazenda. Em sua primeira fase, que durou de dezembro de 1993 a março de 1994, a equipe econômica do governo dedicou-se a promover o ajuste fiscal. A segunda fase deu-se com a introdução da URV, quando todos os preços foram convertidos a unidades reais de valor, que teriam como referência US$ 1,00, extinguindo-se a moeda então vigente, o cruzeiro real. O plano foi consolidado com a criação da nova moeda, o real, desvinculada na inércia inflacionária que marcava a anterior.

Na justificativa do requerimento, o senador Arthur Virgílio destacou que as medidas adotadas conseguiram promover o controle da inflação e garantir a estabilidade econômica no Brasil.

"O Plano Real pôs fim ao ciclo da desvairada inflação que assolava o país, corroendo os salários e o poder aquisitivo, principalmente, da população mais pobre", argumentou Arthur Virgílio. O plano, acrescentou o senador, também deu ao país a estabilidade econômica que o tornou menos vulnerável em crises internacionais como a atual.



19/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso comemora os 20 anos do Plano Real

Perillo comemora os 15 anos do Plano Real

Senado realizará homenagem aos 20 anos do Plano Real

Congresso celebra 20 anos do Plano Real

Congresso celebra 15 anos do Plano Real

Congresso celebra os 15 anos do Plano Real