Senado comemora o Dia do Aposentado



Em sessão especial, o Senado comemorou nesta segunda-feira (8) o Dia Nacional do Aposentado. O senador Paulo Paim (PT-RS), autor do requerimento propondo a homenagem, defendeu que aposentados e pensionistas pressionem a Câmara dos Deputados para que aprove ainda este ano dois projetos de leis, de autoria dele, que beneficiam a categoria.

VEJA MAIS

O primeiro, que tramita na Câmara como PL 3299/08, acaba com o fator previdenciário, instrumento criado em 1999 durante o governo Fernando Henrique Cardoso para o cálculo das aposentadorias. O segundo (PL 4434/08), determina a recomposição do valor das aposentadorias e pensões. Os dois projetos já foram aprovados pelo Senado, tendo tramitado como PLS 296/03 e PLS 58/03, respectivamente.

O parlamentar defendeu ainda a aprovação, pelos deputados, de emenda a projeto que trata de reajuste do salário mínimo (PL 01/07). Pela emenda, o reajuste de aposentadorias e pensões passaria a seguir os índices previstos na política de recomposição do salário mínimo.

Ao final da sessão especial, Paulo Paim anunciou que irá se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na pauta, o reajuste dos valores das aposentadorias e pensões. E apelou ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para que coloque logo em votação os projetos.

Vitória

No entender do senador Mão Santa (PSC-PI), que presidiu parte da sessão, a aposentadoria representa uma vitória na vida do cidadão. A seu ver, aposentar-se representa um novo período da vida, calcado na sabedoria e na experiência. Mas voltou a pedir ao governo que pague aos aposentados e pensionistas melhores salários.

Já o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) conclamou o Congresso Nacional a aprovar projetos que beneficiam aposentados e pensionistas, com destaque para o fim do fator previdenciário. Mas lamentou que a Câmara dos Deputados continue adiando a aprovação dessas matérias.

- Vocês [referindo-se a aposentados e pensionistas que lotaram o Plenário do Senado] estão servindo de joguete na Câmara, que é dominada pelo Poder Executivo - alfinetou Papaléo Paes.

O senador Augusto Botelho (PT-RR), apesar de dizer que aposentados e pensionistas não tinham muito a comemorar, lembrou que o atual governo vem elevando o nível do salário mínimo para benefício de milhões de brasileiros.

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) disse que aposentados e pensionistas não estão pedindo nenhuma esmola ao governo, mas apenas defendendo direitos, entre eles o de receber os mesmos valores que recebiam no ato da aposentadoria. No mesmo sentido, o senador José Nery (PSOL-PA) defendeu que os aposentados e pensionistas vivam com dignidade.

Também ocupou a tribuna vários líderes da categoria, entre eles os presidentes Warley Gonçalles, da Conferência Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), e José Calixto Ramos, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI). Ambos pediram união de todos para que as principais reivindicações dos aposentados sejam atendidas, como a reposição de perdas salariais.

O Dia Nacional do Aposentado - comemorado em 24 de janeiro, quando também é celebrado o Dia da Previdência Social - foi criado em 1981. Segundo o Ministério da Previdência Social, o país tem atualmente mais de 27 milhões de aposentados e pensionistas que recebem pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Estimativa da Conferência Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap) dá conta que a perda acumulada das aposentadorias e pensões, entre 2004 e 2009, é de 78,84%.

Cláudio Bernardo / Agência Senado 

Paim diz que desenvolvimento do país deve chegar aos aposentados



08/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado comemora Dia Nacional do Aposentado

JÚNIA MARISE DIZ QUE SENADO RESGATOU DIGNIDADE DE APOSENTADO

Senado realiza sessão especial em homenagem ao Dia Nacional do Aposentado

GILVAM BORGES HOMENAGEIA SERVIDOR APOSENTADO DA CÂMARA E DO SENADO

SENADO VOTA NA 3ª PROJETO QUE AUTORIZA APOSENTADO A TIRAR FGTS

Agente aposentado do SNI será ouvido às 17h