Senado decide sobre negociação de crédito com a Polônia



Em regime de urgência, o Senado decide nesta terça-feira (16) se autoriza o governo brasileiro a negociar no mercado internacional um crédito de US$ 3,4 bilhões que o Brasil tem com a Polônia. Relator da matéria, o senador Romero Jucá (PSDB-RR) dará em plenário parecer sobre quatro emendas apresentadas ao projeto concernente a essa autorização.

Quando a matéria foi analisada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), foi aprovada emenda do senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) permitindo que, do total de créditos do Brasil com a Polônia, 10% possam ser utilizados na compra de armamentos daquele próprio país. Pela emenda, esse equipamento terá se ser destinado às divisões do Exército Brasileiro que operam na Amazônia.

Na mesma sessão, o Senado inicia a discussão, em primeiro turno, de proposta de emenda à Constituição (PEC) do senador Moreira Mendes (PFL-RO), dispondo que as informações prestadas ao Legislativo deverão ser classificadas por quem as remete como secretas, confidenciais ou reservadas. O texto será analisado nos termos de substitutivo que a senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) ofereceu à proposta.

Na pauta estão também três projetos de interesse do Superior Tribunal Militar (STM). O primeiro amplia as atribuições do presidente do STM. O segundo cria condições mais flexíveis para o preenchimento das funções de juízes militares. E o terceiro projeto extingue duas auditorias da 1ª Circunscrição Judiciária Militar.

Ainda nesta terça-feira, o Senado realiza a terceira sessão de discussão, em primeiro turno, da PEC que faculta aos dentistas a acumulação de dois cargos na administração pública. Na última vez que o texto foi discutido, o senador Roberto Freire (PPS-PE) contra ele posicionou-se, dizendo ser contrário também à duplicidade de empregos hoje já permitida aos médicos. Para Freire, é com profissionais num emprego só que melhor se atenderá a população.

15/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE aprova venda de crédito de US$ 3,4 bilhões com a Polônia

Senadores querem estudar venda de crédito que o Brasil tem com a Polônia

SENADO RETOMA NEGOCIAÇÃO SOBRE PROPOSTA QUE EXTINGUE MANICÔMIOS

Senado participará de negociação sobre poderes investigativos do Ministério Público

Exposição no Senado relembra o Sindicato Solidariedade, da Polônia

Renan recebe presidente do Senado da Polônia na terça