Renan recebe presidente do Senado da Polônia na terça



O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebe nesta terça-feira (24) o presidente do Senado da Polônia, Bogdan Borusewicz, que visita o Brasil com 60 empresários interessados em novas oportunidades de negócios no país. Numa promoção do governo do Paraná, da Federação das Indústrias daquele estado e da embaixada da Polônia, esses empresários estão no Brasil representando a Câmara Polonesa de Comércio a fim de fazer negócios e participar do Fórum Bilateral Brasil-Polônia.

As várias possibilidades de negócios entre o Paraná e a Polônia inclui produtos químicos, plásticos, elétricos, automotivos, da área de construção civil e alimentos, sobretudo oriundos da suinocultura. A Polônia é o terceiro maior produtor de suínos da Europa. É também o maior produtor europeu de orgânicos, assim como o Paraná é o maior produtor desses alimentos no Brasil.

O avanço tecnológico da Polônia, desde seu ingresso na União Européia, vem-se refletindo na ampliação da balança comercial com o Brasil, sobretudo com o Paraná. As exportações desse estado para a Polônia cresceram 84% em 2006 em comparação com 2005. E as importações paranaenses apresentaram alta de 121%. Café solúvel, produtos alimentícios e automotivos lideraram os produtos exportados para a Polônia. Nas importações, sobressaem-se adubos, fertilizantes, tripas suínas, produtos automotivos e plásticos.

A vinda de Bogdan Borosewicz nessa missão multissetorial se alicerça no interesse do governo polonês em fomentar as relações comerciais com o Brasil e abrir caminho para novas missões governamentais e empresariais de ambos os lados. Há 12 anos, carvão, cobre e enxofre eram os principais produtos na balança comercial desses dois países.



20/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan recebe presidente do Senado alemão

Renan Calheiros recebe presidente do Senado da Argentina

CRA recebe vice-ministro da Agricultura da Polônia

Tebet recebe embaixadores da China e da Polônia

Renan recebe visita do presidente do TST

Renan recebe o presidente do Cazaquistão