Senado deve assinar convênio com Congresso norte-americano



O diretor-geral do Senado Federal, Agaciel Maia, encontrou-se, na manhã desta quarta-feira (23), com os consultores do Congresso dos Estados Unidos Maurice Perkins, Damin Lara, Kenneth Nealy e Jennifer Park, para discutir o estabelecimento de um convênio de cooperação técnica entre as duas Casas legislativas. Na reunião, também estiveram presentes três representantes da organização não-governamental Center for Strategic and Internacional Studies (CSIS), que tem sede em Washington e foi responsável pela organização da vinda dos norte-americanos ao Brasil.

Segundo Agaciel, o acordo visa ao aperfeiçoamento do trabalho do Legislativo de cada país, a partir de uma troca de informações sobre o funcionamento das consultorias do Senado brasileiro e do Congresso norte-americano. No encontro desta quarta, houve um entendimento, inclusive, para se fazer um estudo comparativo do regulamento e do regimento das duas Casas, conforme o diretor-geral.

Desde 1995, quando o processo de modernização do Senado foi iniciado, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird) tem indicado a Casa como paradigma em processos de aperfeiçoamento de parlamentos de outros países da América, destacou o diretor-geral. Daí o interesse norte-americano pelo Legislativo brasileiro.



23/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


AGRIPINO APRESENTA RELATÓRIO SOBRE CONGRESSO AMERICANO NORTE-AMERICANO

Senado assina convênio com TCE do Rio Grande do Norte

Hélio Costa saúda senador norte-americano que visitou o Senado

Senado assina convênio com Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte

Senado e STF fazem parceria com biblioteca do Congresso americano

VICE-PRESIDENTE DA BIBLIOTECA DO CONGRESSO AMERICANO VISITA SENADO FEDERAL