Senado deve decidir nesta terça composição de comissões



As lideranças partidárias no Senado reúnem-se na tarde desta terça-feira (dia 20) para discutir a composição das comissões temáticas. A definição das presidências e vice-presidências das comissões deve levar em consideração o critério de proporcionalidade das bancadas partidárias. Como maior partido da Casa, o PMDB tem direito à primeira escolha. Em seguida vêm o PFL, o PSDB e o Bloco Oposição. O Senado tem sete comissões permanentes: Assuntos Econômicos, Constituição, Justiça e Cidadania, Assuntos Sociais, Relações Exteriores e Defesa Nacional, Educação, Serviços de Infra-Estrutura e de Fiscalização e Controle.

Nesta segunda-feira (dia 19), o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) confirmou a intenção de presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, mesmo que, para isso, precise disputar a indicação com o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA).

- Não creio que Antonio Carlos postule a CCJ, porque ele sabe da minha intenção. Mas se for preciso, disputarei os votos dos membros da comissão.

Cabral, que é professor de Direito, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil e foi relator da Assembléia Nacional Constituinte, ressaltou a importância da CCJ em virtude da tramitação da reforma do Judiciário. E comentou:

- Antonio Carlos Magalhães não precisa presidir uma comissão para fazer oposição ao governo. Ele é um líder natural.

O PMDB deve definir também nesta terça, mas pela manhã, o novo líder no Senado. Já declararam o desejo de ocupar o cargo, os senadores Amir Lando (RO), Ney Suassuna (PB) e Renan Calheiros (AL). O presidente do Senado, Jader Barbalho, disse que a idéia entre os peemedebistas é buscar um nome de consenso para a liderança.

- Se isso não for possível, partiremos para a eleição por voto secreto, dentro da bancada - advertiu.

Caberá ao líder do PMDB, esclareceu Jader, encaminhar as discussões sobre as presidências das comissões.

A senadora Heloísa Helena (PT-AL) informou que o Bloco Oposição vai pleitear a presidência da Comissão de Fiscalização e Controle. Ela salientou que o bloco tem direito, de acordo com o critério da proporcionalidade, a uma presidência e a uma vice, e adiantou que o indicado para presidir a comissão será o senador Jefferson Péres (PDT-AM). A oposição ainda não tem uma posição sobre em que comissão ocupará a vice-presidência. É certo apenas, conforme Heloísa, que o cargo será de um senador petista.

19/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líderes devem decidir nesta terça como será eleição para as comissões

Sarney deve anunciar nesta terça a composição da comissão de reforma política

CPI do Cachoeira deve decidir nesta terça novo prazo de encerramento

CPI dos Sanguessugas deve decidir próximos passos nesta terça-feira

Comissões de Agricultura do Senado e da Câmara debatem a dívida rural nesta terça-feira

Senado define composição de comissões temáticas