Senado distribui Constituição do Pará em Braille para instituições de cegos do estado



O estande do Senado Federal na V Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém, foi o local escolhido para o lançamento, na manhã do último domingo, da Constituição do Pará em Braille. Na ocasião, o senador Luiz Otávio (sem partido-PA) entregou exemplares dos dois volumes da publicação para associações de deficientes visuais e bibliotecas públicas do estado.

- Precisamos dar cidadania para quem tem deficiência visual. Graças ao método Braille, conseguimos oferecer a Constituição do estado e, com certeza, vamos oferecer também obras de escritores brasileiros, que vão dar oportunidade para quem tem essa deficiência de uma participação mais efetiva na nossa sociedade - afirmou Luiz Otávio, acompanhado no evento pelo governador do Pará, Almir Gabriel.

O representante da Associação De e Para Cegos do Pará, Antônio Carlos de Barros, que recebeu do senador um exemplar do texto em Braille, agradeceu a oportunidade dada pelo Senado aos deficientes visuais de terem acesso direto às leis, já que a maioria das publicações na linguagem dos deficientes visuais é composta de livros didáticos.

Em sua passagem pela Feira Pan-Amazônica, Luiz Otávio também autografou livros sobre sua atuação parlamentar e a publicação Dados Biográficos dos Senadores do Pará , que reúne informações sobre todos os senadores que o estado já elegeu desde a inauguração do Senado, em 1826.

A segunda-feira (dia 17) é o primeiro dia de visitação de crianças de escolas públicas de Belém à feira pan-amazônica. No estande do Senado, elas recebem uma revistinha que, por meio de brincadeiras, ensina noções de cidadania. Os alunos podem ainda navegar pelas páginas do Senado na Internet e usar o CD-Rom institucional que está em fase de testes e permite que a pessoa faça uma visita virtual ao Senado, enquanto obtém informações sobre a instituição e sua história. Enquanto isso, os professores recebem um livro sobre a história do Senado e a publicação Dados Biográficos dos Senadores do Pará , atualizada especialmente para esta edição da feira.

- Nos orgulha ver a participação popular. O Senado, por meio do primeiro secretário, senador Carlos Wilson (PTB-PE), nos deu a chance de estarmos aqui, tem muita satisfação de participar da Feira junto com a população paraense - disse Luiz Otávio.

Além de oferecer livros, o Senado promove ainda durante a feira, que está aberta à visitação até o dia 23, uma exposição de documentos do Arquivo da Casa, como o manuscrito da Lei Áurea e as cartas de renúncia dos ex-presidentes Jânio Quadros e Fernando Collor. O público também tem a oportunidade de navegar pela página do Senado na Internet, assistir à TV Senado e assinar, gratuitamente, o Jornal do Senado .Desde 1996, quando esteve na Feira do Livro de Brasília, o Senado participa de eventos literários em todo o Brasil. Além da Secretaria Especial de Editoração e Publicações e do Arquivo da Casa, a Secretaria de Informação e Documentação, a Secretaria de Comunicação Social, a Biblioteca do Senado, a Subsecretaria de Edições Técnicas e o Prodasen organizam os estandes do Senado em feiras de livros.

17/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Homenagem a Braille chama atenção para dificuldades dos cegos, diz Tuma

Senado distribui gratuitamente cerca de 150 publicações em braille

ACM ENTREGA CONSTITUIÇÃO BAIANA EM BRAILLE NA FEIRA DO LIVRO DE SALVADOR

Senado entrega publicações em braile para entidade de cegos do RS

Cultura: Darc distribui livros para 61 municípios do Estado com baixo IDH

Cultura: Darc distribui livros para 61 municípios do Estado com baixo IDH