Homenagem a Braille chama atenção para dificuldades dos cegos, diz Tuma



O senador Romeu Tuma (PTB-SP) afirmou, durante a comemoração nesta terça-feira (15), pelo Senado, do bicentenário de nascimento do criador do sistema braile de leitura para cegos, Louis Braille, que a data serve para chamar a atenção da sociedade para as dificuldades por que passam aqueles que têm esse tipo de deficiência. Tuma também conclamou os senadores a aprovarem mais leis que facilitem a inclusão e a proteção dos deficientes visuais e de outros que necessitam de cuidados especiais.

O senador citou algumas pessoas cegas que obtiveram notoriedade por enfrentar o preconceito, como a advogada Thaís Martinez, que em 2006 foi constrangida ao tentar circular com o seu cão-guia (um labrador de nome Boris) no metrô da cidade de São Paulo. Sua causa acabou gerando a lei do cão-guia, lembrou Tuma, que permite a presença do animal em todos os ambientes em que o deficiente visual esteja.

Romeu Tuma aproveitou ainda para elogiar o trabalho daFundação Dorina Nowill que há 63 anos faz um trabalho de inclusão na sociedade dos deficientes visuais, pedindo também a criação de mais espaços e escolas para os cegos.

- Esta sessão tem uma importância muito grande, pois chama a atenção daqueles que têm a responsabilidade de oferecer seu serviço àqueles que necessitam - afirmou.



15/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma chama a atenção para a necessidade de investimentos nas rodovias brasileiras

Romeu Tuma chama atenção para o déficit habitacional brasileiro

Senado distribui Constituição do Pará em Braille para instituições de cegos do estado

Pesquisador chama atenção para a proteção a macacos

Campanha chama atenção para crianças que esperam um lar

Cristovam chama a atenção para "cegueira educacional"