Senado divulga nomes dos vencedores da Comenda Dom Hélder Câmara



O Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH), divulgou nesta terça-feira (14) os nomes dos cinco vencedores da primeira edição do prêmio. Vão receber a comenda este ano Dom Pedro Casaldáliga, Dom Manuel da Cruz, Marcelo Freixo, Wagner de La Torre e Antônio Roberto Cardoso.

Pedro Casaldáliga é espanhol e vive no Brasil desde 1968, onde foi ordenado bispo emérito da igreja católica. Wagner de La Torre é paulista e exerce a profissão de defensor público, representando os mais humildes na cidade de Taubaté-SP. O paraense Antônio Roberto Cardoso também é defensor público e especialista em direitos humanos.

Dom Manuel da Cruz é natural do Ceará e defensor dos direitos humanos, com inspiração nas idéias de Dom Hélder Câmara. Já Marcelo Freixo é deputado estadual, no exercício do quarto mandato, no estado do Rio de Janeiro.

O senador José Nery (PSOL-PA) destacou a importância desta iniciativa da CDH.

- Esta premiação é uma forma de resgatar a história de Dom Hélder Câmara, que é considerado um importante personagem da história brasileira - disse o senador.

Na mesma ocasião, os senadores Marco Maciel (DEM-PE) e José Nery (PSOL-PA) foram eleitos, por aclamação, para os cargos de presidente e vice do conselho.

14/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado anuncia lista de agraciados com a Comenda Dom Helder Câmara

Senado distingue seis brasileiros com a comenda Dom Helder Câmara

Senado concede Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara

Senado inicia sessão para entrega da comenda Dom Helder Câmara

Senado inicia sessão especial para conferir Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara

Comenda Dom Hélder Câmara é entregue a defensores dos direitos humanos