Senado doa publicações em braile e lança livros sobre deputados do RN



O Senado Federal, que desde 1996 participa de feiras de livros em diversos estados brasileiros, promoverá dois eventos exclusivos na Bienal Nacional do Livro de Natal, que começa nesta sexta-feira (22) e prossegue até o dia 31. Na segunda-feira (25), às 17h, haverá a entrega de publicações em braile para instituições de apoio a portadores de deficiência visual. Na sexta-feira (29), às 19h, o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, lança o livro Parlamentares do Rio Grande do Norte - Deputados (Império e República).

Para a solenidade de abertura, os organizadores da bienal, a Acessus Consultores Associados e a Oficina da Notícia, remeteram convites para os três senadores do estado - Fernando Bezerra (PTB), Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (PFL). Também existe a possibilidade do senador Romeu Tuma (PFL-SP) comparecer ao evento. A governadora do Rio Grande do Norte, Vilma de Faria, e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, já confirmaram presença.

O estande do Senado oferecerá, a preço de custo para o público potiguar, os mais recentes lançamentos com o selo do Conselho Editorial do Senado e os mais de 100 títulos do seu catálogo de publicações. Entre as novidades estão: Balmaceda , de Joaquim Nabuco, Missão Rondon, de Cândido Mariano da Silva Rondon, Ensaios e Estudos - 2ª série, de Capistrano de Abreu, e A Ilusão Americana , de Eduardo Prado.

Além de clássicos da literatura e do direito brasileiros, também poderão ser encontradas obras de interesse jurídico e político. A Constituição federal atualizada costuma ser uma das publicações mais vendidas pelo Senado. Ela estará disponível em disquete, a R$ 2, e na versão impressa, por R$ 7. Também será vendida a coleção das constituições brasileiras desde o Império, comentada por especialistas como Aliomar Baleeiro, Barbosa Lima Sobrinho e Themístocles Brandão Cavalcanti.

Os 10 títulos mais vendidos no estande do Senado durante a última Bienal do Livro de Natal foram o Novo Código Civil, a Constituição Brasileira em brochura, a Constituição Brasileira em disquete, o cd-rom Código Civil e Processo Civil, o Manual de Padronização de Textos, a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Cidade, a coleção Constituições Brasileiras e A História dos Símbolos Nacionais.

O público da bienal terá acesso a uma exposição de documentos atuais e dos séculos XIX e XX sobre episódios importantes da história do Brasil. O termo de posse assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as cartas de renúncia dos ex-presidentes Fernando Collor de Melo e Jânio Quadros e a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, serão expostos pelo Senado. Professores terão atendimento especial no estande, onde poderão falar sobre esses episódios da história do país a seus alunos.

Os portadores de deficiência visual também terão um espaço para a leitura em braile no estande do Senado. Estarão disponíveis na linguagem dos cegos a Constituição de 1988, o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Há dois anos o Senado edita publicações em braile e realiza doações para instituições de apoio a deficientes visuais e bibliotecas de todo o país.

Para as crianças, o Senado distribuirá a revista Jovem Cidadão, com jogos e textos que introduzem noções de cidadania. Pessoas interessadas em assistir a programação da TV Senado e a navegar pelas páginas e pelos bancos de dados da Casa na Internet também terão esses serviços à disposição no estande, onde exemplares do Jornal do Senado serão distribuídos ao público.



21/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado lança livros e entrega publicações em braile no Ceará

Senado lança livros e doa publicações em braile na Bienal do Livro de São Paulo

Senado entrega publicações em braile e lança livros na Bienal da Paraíba

Senado lança livros e doa obras em braile

Senado lança livros e entrega dicionário em braile na Feira do Livro de Porto Alegre

Cristovam se diz orgulhoso das publicações em braile do Senado