Senado entrega publicações em braile e lança livros na Bienal da Paraíba



"Fui adversário regional de Humberto Lucena, por isso sinto-me com isenção para falar que ele foi um grande homem público brasileiro do século 20 e que honrou a Paraíba, o Senado e o Brasil". Com estas palavras o senador Efraim Morais (PFL-PB) encerrou pronunciamento que fez durante o lançamento de mais um título da coleção Grandes Vultos que Honraram o Senado, desta vez homenageando Humberto Lucena.

O lançamento da publicação ocorreu no estande do Senado na 1ª Bienal Nacional do Livro da Paraíba, em João Pessoa, na noite da quinta-feira (25). Além de Efraim, também participaram da solenidade a filha do homenageado, a deputada estadual Iraê Lucena; o presidente do PMDB da Paraíba, Haroldo Lucena (irmão de Humberto); o presidente da Assembléia Legislativa paraibana, deputado Rômulo Gouveia; o diretor-geral do Senado Federal, Agaciel da Silva Maia, o diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações, Júlio Werner Pedroza; e o presidente do Instituto Legislativo Brasileiro, Florian Madruga.

Para Agaciel Maia, Humberto Lucena sofreu muitas injustiças durante sua carreira política. O diretor-geral lembrou que uma delas foi o episódio em que o ex-parlamentar foi acusado de imprimir calendários na gráfica do Senado. Agaciel lembrou que a prática era comum desde 1974 e que Lucena, único paraibano a presidir o Senado, impediu a divulgação de nomes de outros senadores, inclusive adversários políticos, que também haviam impresso calendários.

Também na noite da quinta-feira Efraim Morais lançou o livro História da Conquista da Paraíba. A autoria dessa obra não foi estabelecida, uma vez que os historiadores não conseguiram se decidir entre dois padres jesuítas apontados como autores. Ele também fez a entrega da Constituição da Paraíba e do Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, ambas impressas em braile, para entidades que prestam assistência a portadores de deficiência visual.

O senador também lançou nacionalmente a coleção Cidadão Leitor, que disponibilizará leis nos formatos tablóide e de bolso. Os primeiros títulos em bolso, comercializados a R$ 2, foram o Estatuto do Idoso e o Código de Defesa do Consumidor. Em formato tablóide o Senado vende, por R$ 1, a Constituição de 1988 e o Código de Defesa do Consumidor.

26/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado lança livros e doa publicações em braile na Bienal do Livro de São Paulo

Senado lança livros e entrega publicações em braile no Ceará

Senado entrega publicações em braile na 1ª Bienal do Livro de Curitiba

Senado doa publicações em braile e lança livros sobre deputados do RN

Senado lança livros na 1ª Bienal da Paraíba

Senado doa publicações em braile na Bienal do Livro de São Paulo