Cristovam se diz orgulhoso das publicações em braile do Senado



Com 16 mil participantes inscritos, foi aberta nesta terça-feira (26) a 10ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS), cujo tema é -Vozes do Terceiro Milênio - A arte da inclusão-. O Senado Federal participa com um estande onde estão expostos livros em braile (escrita em relevo que permite aos cegos lerem com o tato), uma importante ferramenta para a inclusão dos deficientes visuais na sociedade.

Após a solenidade de abertura, o ministro da Educação, senador licenciado Cristovam Buarque, afirmou estar orgulhoso da iniciativa do Senado.

- Tradicionalmente, o Senado se limitava apenas a ser a voz do povo. Mas agora, com uma atividade como esta, é mais do que a voz do povo: é um instrumento do despertar da consciência nacional. E, ao cuidar dos cegos, está dando um exemplo de colaboração com uma parcela que é excluída por causa de uma deficiência física. Eu fico orgulhoso, como senador, de ver esse trabalho do Senado - afirmou Cristovam Buarque à Agência Senado.

As obras impressas em braile expostas no estande são a Constituição federal, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação, a Lei de Doação de Órgãos (importante instrumento para os deficientes visuais), o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Código de Defesa do Consumidor.

Além dessas obras, também estão expostas no estande outras publicações do Conselho Editorial do Senado, como livros de grande valor histórico e cultural cujos direitos autorais, na maioria, já caíram em domínio público. Embora sejam muito procurados por professores, estudantes e pesquisadores, seu baixo potencial de vendas os torna desinteressantes para publicação pelas editoras comerciais e o Senado procura preencher esta lacuna, assim como faz ao editar as obras impressas em braile.

Os participantes da jornada terão orientação sobre as formas de adquirir as publicações do Senado, que não serão vendidas em Passo Fundo. Ao final, todas as obras expostas no estande serão doadas à Universidade de Passo Fundo, organizadora do evento.

Em seu discurso, Cristovam se mostrou emocionado com a festa de abertura - feita sob a lona de um grande circo, já que não há em Passo Fundo um prédio público que comporte tantas pessoas. No lugar do picadeiro, no entanto, um palco foi ocupado por artistas circenses, um grande coral e diversas outras manifestações artísticas.

O ministro da Educação afirmou que pretende levar o sucesso e a exuberância da Jornada Literária de Passo Fundo para todo o Brasil e manifestou sua intenção de levar para o ministério a coordenadora da jornada, professora Tânia Rösing, que seria a responsável por repetir a experiência da cidade gaúcha em vários outros locais do país. Ainda na abertura, foi anunciado o vencedor do prêmio Zaffari & Bourbon de Literatura: o romance O Riso da Agonia, do escritor Plínio Cabral. O autor recebeu um prêmio de R$ 100 mil.



26/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado doa publicações em braile na Bienal do Livro de São Paulo

Senado distribui gratuitamente cerca de 150 publicações em braile

Senado lança livros e entrega publicações em braile no Ceará

Senado entrega publicações em braile para entidades pernambucanas

Senado entrega publicações em braile na 1ª Bienal do Livro de Curitiba

Senado doa publicações em braile e lança livros sobre deputados do RN