Senado e Assembléia paulista assinam convênio para treinamento de funcionários



Funcionários da Assembléia Legislativa do estado de São Paulo poderão participar dos 80 cursos oferecidos pela Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), do Senado, ao mesmo tempo em que servidores do Senado poderão participar de cursos do centro de treinamento da Assembléia. Protocolo de convênio com essa finalidade foi assinado nesta terça-feira (21) entre o presidente do Senado e reitor da Unilegis, Ramez Tebet, e o presidente do legislativo paulista, deputado Walter Feldman.

Os cursos da Unilegis vão de processos legislativos a especialização nas várias áreas do direito e uma parte deles é oferecida à distância. Convênios idênticos já foram firmados com as assembléias de Minas Gerais, Pernambuco e Paraná. Em Brasília, a Unilegis tem treinado não apenas funcionários do Senado, mas também de órgãos como Polícia Federal, Agência Nacional de Energia Elétrica, Banco Central e Tribunal de Contas da União.

- O nosso objetivo é preparar os legislativos do país para que cumpram melhor sua missão constitucional de fiscalizar os executivos e aprimorar a legislação brasileira. Os legislativos têm de se preparar para o mundo globalizado, para o aprimoramento da democracia. E democracia significa parlamentos fortalecidos - afirmou o senador Ramez Tebet.

O presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Walter Feldman, ponderou que, assim como as escolas de medicina têm de contar com seus hospitais universitários, os legislativos têm de manter centros de treinamento de seus funcionários. No caso paulista, há alguns anos funciona -uma verdadeira escola política- ao lado da Assembléia.

O diretor-geral do Senado e vice-reitor executivo da Unilegis, Agaciel Maia, informou que vêm sendo negociados outros protocolos com legislativos estaduais. Maia também assinou o protocolo com a Assembléia paulista, assim como o diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro, Florian Madruga.



21/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO E BID ASSINAM CONVÊNIO DE US$ 50 MILHÕES PARA A INTERLEGIS

SENADO E BID ASSINAM CONVÊNIO DE US$ 50 MILHÕES PARA A INTERLEGIS

Senado e TSE assinam convênio para impressão de cartilha eleitoral

Senado e Unisul assinam convênio para ensino a distância

Senado e Assembleia do Amazonas assinam acordo para transmissões digitais da TV e da Rádio Senado

TV SENADO E TVE ASSINAM CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO