Senado e Câmara Municipal de Maceió firmam acordo para transmissão de TV



O presidente do Senado, José Sarney, assinou na tarde desta segunda-feira (17) um protocolo de intenções para estabelecer cooperação técnica com a Câmara Municipal de Maceió (AL). O documento prevê a implantação conjunta das transmissões da TV Câmara Municipal, da TV Senado, da TV Câmara dos Deputados e da Rádio Senado. O acordo também foi assinado pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), pela diretora-geral do Senado, Dóris Marize, e pelo presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Novaes (PRB).

Este é o décimo acordo que o Senado firma dentro do projeto da expansão da TV e da Rádio, sendo o primeiro com uma câmara municipal. As demais entidades parceiras são oito assembleias legislativas e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Galba Novaes destacou que a Câmara de Maceió é o único parlamento brasileiro que tem deliberações em praça pública. Também foi o primeiro parlamento municipal a aprovar a Lei da Ficha Limpa e o orçamento impositivo. O vereador disse que a tradição de pioneirismo colaborou para que a Câmara de Maceió seja o primeiro parlamento municipal a firmar esse acordo de transmissão conjunta com o Senado.

Galba ainda agradeceu o apoio de senadores alagoanos e de servidores do Senado. Ele anunciou que os vereadores de Maceió aprovaram uma comenda em honra a Sarney e ao diretor da Secretaria Especial de Comunicação do Senado (Secs), Fernando César Mesquita, para marcar a assinatura do acordo. A data da cerimônia de entrega ainda será marcada. Segundo Galba, apesar de sua experiência política, a emoção da assinatura do acordo era inevitável.

- É um momento importante não apenas para a Câmara, mas para a sociedade brasileira e, em especial, para a sociedade de Maceió – afirmou.

Representando o senador Fernando Collor (PTB-AL), de quem é suplente, o ex-senador Euclydes Mello disse que o acordo representa um “momento ímpar” na história da Câmara de Maceió. Para o senador Renan Calheiros, o acordo significa a possibilidade de acompanhamento do trabalho do Senado e a democratização do acesso ao Legislativo. Já Fernando César Mesquita informou que o início da transmissão em Maceió deve ocorrer até março de 2013. Ele ainda defendeu a importância dos veículos de comunicação do Congresso Nacional.

- Quanto mais divulgarmos os trabalhos do Legislativo, mais apoio estaremos dando à democracia – afirmou o diretor da Secs.

Legado

Na visão do presidente Sarney, o acordo fecha o ano de 2013 com "chave de ouro", pelo fato de ser o primeiro com uma câmara municipal. Sarney disse que o projeto de comunicação do Senado faz parte de uma concepção política, para que o Legislativo tivesse seus próprios veículos de comunicação.

Para o presidente do Senado, com o acordo, ganha o cidadão de Maceió, que vai poder acompanhar os trabalhos da câmara municipal, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Sarney ainda anunciou a aquisição de novos equipamentos para a TV Senado e disse que encara a expansão da área de comunicação da Casa como um legado de seu mandato como presidente.

- É uma forma de transparência e de prestação de conta aos eleitores – declarou Sarney.

A cerimônia foi acompanhada pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), pelos deputados distritais Agaciel Maia (PTC) e Wasny de Roure (PT) e por vereadores de Maceió.



17/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado assina nesta terça acordo para instalação da TV e Rádio Senado em Maceió

VAI À CÂMARA PROJETO QUE OBRIGA A TRANSMISSÃO DAS TVS SENADO E CÂMARA

Senado e Esaf firmam acordo para aperfeiçoamento de servidores

Senado e Câmara firmam parceria para implantação de canais digitais em todo o país

Impasse entre Câmara e Senado com relação à PEC dos Vereadores foi foco dos debates em 3º Fórum de Integração do Legislativo, em Maceió

TV Senado poderá trocar programas com Câmara Municipal de Tupã