Senado e Itamaraty assinam convênio de divulgação cultural



O presidente do Senado, José Sarney, e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, assinaram nesta quarta-feira (17) convênio de divulgação cultural e educativa com a utilização em parceria de recursos e equipamentos, inclusive os da TV Senado. O convênio vem formalizar e ampliar a atuação conjunta do Senado com o ministério na realização do programa Conversa de Músico, produzido e transmitido pela TV Senado, que é gravado no Palácio do Itamaraty.

Ao assinar o convênio, Sarney disse que a ligação entre o Senado e o Itamaraty vem desde o Império e que o trabalho de acompanhar a política externa brasileira faz parte das prerrogativas dos senadores. Ele enfatizou a preocupação comum das duas instituições com a cultura brasileira. O senador explicou que optou por celebrar o convênio de forma solene para demonstrar o apreço da Casa pelo ministro Celso Amorim, cuja competência no desempenho das funções elogiou.

Celso Amorim ressaltou que levar a cultura brasileira a outros países e também aos brasileiros residentes no exterior é um dos objetivos da política externa, que poderá ser alcançado mais facilmente com o envio às nossas embaixadas dos programas realizados por meio do convênio. O ministro lembrou o papel desempenhado por Sarney com a criação da lei de incentivo às atividades culturais quando ocupava a Presidência da República.

Estavam presentes à solenidade o diretor-geral do Sendo, Agaciel Maia, o diretor da Secretaria de Comunicação Social, Armando Rollemberg, e a diretora da TV Senado, Marilena Chiarelli, além de diplomatas e funcionários do Senado e do Itamaraty.



17/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


TV SENADO E TVE ASSINAM CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO

SENADO E UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA ASSINAM CONVÊNIO

SENADO E BID ASSINAM CONVÊNIO DE US$ 50 MILHÕES PARA A INTERLEGIS

SENADO E BID ASSINAM CONVÊNIO DE US$ 50 MILHÕES PARA A INTERLEGIS

Senado e TSE assinam convênio para impressão de cartilha eleitoral

Senado e Unisul assinam convênio para ensino a distância