Senado e Unesco juntos pelo Dia Mundial da Ciência pela Paz
O representante da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) no Brasil, Vincent Defourny, e o presidente do Senado, José Sarney, assinaram na manhã desta terça-feira (29) memorando de entendimento em que as duas instituições se comprometem a realizar iniciativa conjunta pelo Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, celebrado anualmente a 10 de novembro.
O compromisso firmado hoje tem como objetivos fortalecer a consciência pública do papel da ciência na promoção de sociedades sustentáveis e pacíficas; promover o intercâmbio nacional e internacional do conhecimento científico; renovar o compromisso nacional e internacional no uso da ciência em prol da sociedade; enfatizar os desafios enfrentados pela ciência; e fomentar o apoio à promoção do desenvolvimento científico.
O propósito do Senado e da Unesco nesse empreendimento é trabalhar para que essa data tenha impacto capaz de conscientizar o mundo sobre a importância de induzir a ciência e a tecnologia a atuarem em favor da paz no planeta. Por isso, de acordo com o documento assinado, as duas instituições deverão realizar projetos conjuntos para divulgação e valorização da atividade científica pacífica e engajada no desenvolvimento e bem-estar dos povos.
Senado e Unesco deverão também mobilizar estudantes brasileiros em torno dessa causa, por meio de concursos de redação, cartazes, feiras de ciência, exposições e outros recursos. E se esforçarão por buscar o engajamento da comunidade científica nas comemorações da data, com a participação de personalidades de destaque nessa área.
Outra idéia é instituir menção honrosa, a ser conferida anualmente a cidadãos brasileiros e instituições nacionais de destaque no emprego pacífico e desenvolvedor de progresso social pela atividade científica, com critérios definidos em regulamento próprio. Ficou também estabelecido que Senado e Unesco constituirão grupo de trabalho permanente voltado à consecução desse compromisso.
No mesmo sentido, ficou determinado que, no dia 12 de novembro, seis comissões permanentes do Senado se reunirão em audiência pública para debater o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.
Participaram da solenidade na sala de audiências da presidência do Senado, ao lado de Sarney e Defourny, os senadores Flexa Ribeiro, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), Gerson Camata (PMDB-ES), Roberto Cavalcanti (PRB-PB), José Nery (PSOL-PA), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Gilberto Goellner (DEM-MT), e Bárbara Ribeiro Santana, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Teresa Cardoso / Agência Senado
Sarney: 'Ciência fez mais pela humanidade que teorias políticas'
29/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado celebra Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento
Senado comemora Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento
Senado homenageia Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento
CCT celebra o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento
Comissões lembram o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento
CCT debaterá relatório da Unesco no Dia Mundial da Ciência