CCT debaterá relatório da Unesco no Dia Mundial da Ciência
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) debaterá em audiência pública o Relatório Mundial sobre Ciências, elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A audiência está marcada para 10 de novembro, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.
O relatório é elaborado pela Unesco a cada cinco anos e será publicado no dia 10 simultaneamente no Brasil e na França. Ele apresenta uma análise global sobre o setor de ciências e, nesta edição, dá destaque ao Brasil, o único país da América Latina a ter um capítulo exclusivo no documento.
A elaboração do trecho dedicado ao Brasil teve a colaboração de dois destacados integrantes da comunidade científica brasileira: Carlos Henrique de Brito Cruz, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Hernan Chaimovich Guralnik, da Universidade de São Paulo (USP).
Os dois cientistas serão convidados a expor seus pontos de vista na audiência promovida pela CCT. Além deles, serão convidados o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende; o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, e o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis Junior.
De acordo com o autor do requerimento nº 22/10 de realização do debate, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento foi estabelecido em 2001 e é comemorado no Brasil desde 2005. Para ele, que é presidente da CCT, a data representa uma oportunidade para que se reflita sobre a função da ciência para a construção de um mundo melhor.
06/10/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado e Unesco juntos pelo Dia Mundial da Ciência pela Paz
Unesco dedica capítulo exclusivo ao Brasil em relatório sobre a ciência
Unesco reitera papel da ciência na sustentabilidade
Unesco pede ciência mais conectada a políticas públicas
Contribuição da Ciência para um futuro melhor é destacada pela Unesco
Rio de Janeiro se candidata ao título de patrimônio mundial da Unesco