Senado exibe fotos da Missão Cruls
O Senado promoveu nesta quarta-feira (26), no auditório Petrônio Portela, uma exposição de 30 fotos intitulada Missão Cruls - Uma trajetória para o futuro, que mostrou as imagens feitas por um grupo de 22 geógrafos, astrônomos, médicos sanitaristas, botânicos e zoólogos sobre o trabalho de demarcação de 14,4 mil quilômetros de terras no Planalto Central, em 1892. O chefe da missão foi o astrônomo Luiz Cruls.
O coordenador da exposição, professor Pedro Jorge de Castro, disse que as fotos já foram expostas em 14 cidades, nas quais foi distribuído material sobre a missão Cruls e sua importância histórica. Ele observou que o grupo, que saiu do Rio de Janeiro para demarcar as terras no Centro-Oeste, produziu o primeiro relatório sobre impacto do meio ambiente no mundo.
Ainda nesta quarta-feira, às 20h, haverá palestras proferidas por Pedro Jorge e Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, astrônomo do Observatório Nacional do Rio de Janeiro. Depois dessa exposição no Senado, que encerra-se às 21h, Pedro Jorge disse que as fotos serão exibidas em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.
26/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Missão Cruls
Paim recebe Missão Cruls
Pinacoteca exibe 120 fotos de Boris Kossoy
Insa exibe fotos e palestra sobre aves do Semiárido
Senado publicará livro sobre Expedição Cruls
Quadrilátero Cruls