Senado publicará livro sobre Expedição Cruls



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu na manhã desta quarta-feira (2) o astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, do Museu de Astronomia do Rio de Janeiro. Segundo Mourão, o presidente concordou que o Senado publique o livro Luiz Cruls, explorador do Céu e da Terra, de sua autoria. O livro é uma biografia do explorador que no século XIX determinou cientificamente onde deveria ficar a futura capital brasileira.

O astrônomo, que esteve no Senado justamente para pedir essa publicação, acredita que em dois meses o livro já estará disponível. Segundo Rogério Mourão, será também reeditado pela Gráfica do Senado o relatório original de Cruls sobre sua famosa expedição, realizada em 1893.

Luis Cruls, belga naturalizado brasileiro, fez sua expedição saindo do Rio de Janeiro e passando por 26 cidades até chegar ao Planalto Central, onde o estudioso calculou o centro exato do Brasil, determinado o quadrilátero onde mais tarde seria construída a capital do país, Brasília. O livro de Mourão sobre Cruls deverá ter cerca de 300 páginas e é resultado de 11 anos de pesquisa. O livro começou a ser escrito em 1982, contou Rogério Mourão.



02/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sidney Possuelo fala à TV Senado sobre a expedição Ajuricaba

Senado exibe fotos da Missão Cruls

Bienal do Livro: Senado lança em São Paulo livro sobre Carlota Joaquina

Senado lança livro sobre Dinarte Mariz na feira do livro de Mossoró

Senado lança livro e expõe documentos sobre divisão do Mato Grosso na Feira do Livro do Mercosul

TV Senado mostra expedição a Cananéia