Senado expõe obras no simpósio da UFRN sobre a escravidão no Brasil



Em seu livro O abolicionismo, Joaquim Nabuco estudou os motivos, os aspectos jurídicos e humanistas e o caráter econômico da escravidão. Ele também defendeu a abolição e analisou suas consequências. Escrita e publicada originalmente em Londres, a obra é um dos títulos que o Senado Federal apresenta aos participantes do I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Escravidão Africana no Brasil. O evento começou nesta terça-feira (15) e continua até o dia 18 de junho, sexta-feira, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

As atividades do simpósio ocorrerão nos auditórios da Reitoria e da Biblioteca Central Zila Mamede e em salas do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Em um estande instalado na entrada do CCHLA, o Senado exporá alguns dos livros que integram o seu catálogo: que reúne publicações técnicas e a coleção Edições do Senado Federal.

Outro livro de Joaquim Nabuco incluído na mostra é Campanha abolicionista no Recife. Candidato a deputado federal por Pernambuco no pleito de 1884, ele teve como mote de campanha o abolicionismo. O livro é uma coletânea dos discursos que o político, diplomata, intelectual e escritor pronunciou em encontros com a população e também em conferências. Nabuco, cujo centenário de morte transcorreu no dia 17 de janeiro de 2010, elegeu-se defendendo o fim da escravatura.

Também integra a exposição do Senado o livro A abolição, de Osório Duque Estrada, o autor da letra do hino nacional brasileiro. A obra reúne documentos, de forma cronológica, que descrevem os passos históricos que culminaram com a criação de uma consciência abolicionista no Brasil. Estarão à disposição para consulta algumas publicações contendo leis como a Constituição Federal e a Legislação Eleitoral e Política que disciplinará o pleito de 2010, além de títulos contendo a legislação ambiental brasileira.

Tradicionalmente o Senado Federal participa de eventos literários em diversos estados brasileiros. Nessas ocasiões a instituição comercializa suas publicações a preço de custo. Neste simpósio promovido pela UFRN não ocorrerá venda de livros. Ao invés disso, serão distribuídos catálogos com instruções sobre como adquirir as obras através da Livraria do Senado na internet (www.senado.gov.br/livraria). O catálogo trás a descrição, fotografia da capa e o preço de cada título. Nas compras feitas através da livraria virtual do Senado o frete é grátis.

15/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


TV Senado apresenta especial sobre escravidão no Brasil

Senado expõe obras de Antônio Poteiro

Biblioteca do Senado expõe obras raras

Artista expõe no Senado obras feitas com carimbos

SENADO GALERIA EXPÕE OBRAS DE ARTISTA MINEIRO

SENADO GALERIA EXPÕE OBRAS DE ARTISTA MINEIRO