Senado fará concurso para consultor legislativo



O Senado realizará no segundo semestre deste ano concurso público para preencher 25 vagas de consultor legislativo e duas para consultor de orçamentos. Trata-se dos mais altos cargos da carreira do Congresso, com remuneração inicial de R$ 5.901,50.

Qualquer pessoa com curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação pode se candidatar, mas as 27 vagas são especializadas, abrangendo mais de 10 áreas, de economia a telecomunicações, de saúde a áreas do Direito, de meio ambiente a orçamento. No último concurso para consultor legislativo, executado pela Universidade de Brasília, 1.400 pessoas se candidataram a 12 vagas.

O edital deve ser publicado em agosto e os aprovados trabalharão na feitura de projetos de lei, elaboração de pareceres e estudos e redação de discursos, assessorando a Mesa do Senado, as comissões e os senadores. As inscrições poderão ser feitas em várias capitais, mas as provas serão realizadas em Brasília, onde também trabalharão os aprovados.Assim que for publicado o edital, ele estará disponível no site do Instituto Legislativo Brasileiro (www.ilbsenado.gov.br) . Também serão divulgados pela Internet programas e provas dos últimos concursos para estes cargos.

05/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para consultor legislativo do Senado, será difícil expandir o crédito em até 50% do PIB

SENADO EMPOSSA NOVO CONSULTOR-GERAL LEGISLATIVO

Cargo de consultor tem maior remuneração no Concurso do Senado

Técnico legislativo na área de administração é o cargo mais procurado no concurso do Senado e policial legislativo é o que terá mais concorrência

Senado homologa resultado de concurso para técnico legislativo

Senado fará concurso público